A “ação comunicativa” corresponde a uma interação de, no mí...
A “ação comunicativa” corresponde a uma interação de, no mínimo, dois sujeitos capazes de falar e agir, que estabelecem relações interpessoais com o objetivo de alcançar uma compreensão sobre a situação em que ocorre a interação e sobre os respectivos planos de ação com vistas a coordenar suas ações pela via do entendimento. (adaptado: José Marcelino de Rezende Pinto)
O conceito de ação comunicativa, muito aplicado na comunicação jornalística, foi elaborado por
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ação comunicativa foi uma teoria desenvolvida por Habermas, da Escola de Frankfurt. Nela, Habermas introduz o conceito de razão comunicativa, contrapondo-se à ideia de que a razão instrumental constitua a própria racionalização da sociedade ou o único padrão de racionalização possível.
Letra: b.
"Ação comunicativa refere-se a uma teoria desenvolvida por Jürgen Habermas - filósofo e sociólogo alemão. Trata-se de uma análise teórica e epistêmica (subjetiva) da racionalidade como sistema operante da sociedade. (...) Partindo da perspectiva que nós seres humanos fazemos coisas com as palavras e que a linguagem constitui assim uma importante ferramenta de transformação, Habermas argumenta que, através da ação comunicativa, podemos transformar os aspectos objetivos, subjetivos e sociais do mundo."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7%C3%A3o_comunicativa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo