Acerca dos sentidos do texto, assinale a alternativa corre...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: alternativa A.
Linha 36 a 42:
"A emoções simpáticas podem muito facilmente (...) dos ódios tribais, do racismo e da guerra."
Alguem poderia explicar porque a alternativa C, esta errada obrigado.
Welington, na letra C o erro está em dizer que "à estrutura biológica e à psicológica decorre do fato de que essas estruturas têm raízes não humanas" (generalizando) e na verdade o texto faz uma limitação dizendo "que uma parte da nossa estrutura biológica e psicológica tem raízes não humanas".
Espero ter ajudado! Bons estudos.
Alternativa A: CORRETA
"As emoções simpáticas podem muito facilmente tornar-se desagradáveis e brutais quando são dirigidas para fora do círculo a que naturalmente se destinam. O resultado (dessa transformação) é bem sabido: raiva, ressentimento, violência (...)" (L. 36 a 43).
Ou seja, quando as emoções simpáticas são dirigidas para fora do círculo a que naturalmente se destinam, elas podem originar diversos sentimentos desagradáveis e brutais: raiva, ressentimento, violência.
Alternativa B: ERRADA
"Os mais recomendáveis comportamentos humanos não são necessariamente impressos nos círculos neurais sob o controle do genoma". (L. 43 A 46).
O genoma controla os círculos neurais, e não os comportamentos humanos. Os comportamentos humanos podem ser controlados pelo genoma, quando eles são impressos nos círculos neurais, mas isso não acontece sempre. Logo, o genoma só controla os comportamentos humanos quando eles são impressos nos círculos neurais.
Alternativa C: ERRADA
"No fundo não é assim tão difícil conciliar a percepção de que uma parte da nossa estrutura biológica e psicológica tem raízes não humanas com a noção de que a nossa compreensão profunda da condição humana confere a essas estruturas uma dignidade única". (L. 9 A 14).
Quem confere, confere algo(Objeto direto) a alguém (Objeto Indireto).
A nossa compreensão profunda de condição humana (Sujeito) confere (Verbo transitivo direto e indireto) a essas estruturas (objeto indireto) uma dignidade única (objeto direto).
Logo, A dignidade única decorre do fato da compreensão profunda da condição humana, e não do fato de que a estrutura biológica e psicológica tem raízes não humanas.
Obs: o raciocínio do Igor foi correto, porém a alternativa não está errada pelo fato da generalização, mas sim porque a dignidade única decorre da compreensão profunda da condição humana.
Reescrita: A dignidade única é conferida a essas estruturas pela compreensão profunda da condição humana.
Alternativa D: ERRADA
"O embrião dos comportamentos éticos deve ter sido mais uma etapa da progressão que inclui os mecanismos não conscientes e automatizados que nos permitem regular o metabolismo, ter pulsões e motivações e sentimentos dos mais diversos tipos". (L. 17 A 21).
Os comportamentos éticos não são considerados avanços. Eles são mais uma etapa de progressão. Essa progressão inclui os mecanismos não conscientes e automatizados. Esses mecanismos permitem regular o metabolismo, permitem ter pulsões e motivações e sentimentos dos mais diversos tipos.
Alternativa E: ERRADA
"O comportamento ético humano tem um grau de elaboração e complexidade que o torna distintamente humano e não apenas uma cópia daquilo que outras espécies têm ao seu dispor". (L. 1 A4).
A restrição feita pela alternativa a deixa incorreta. Isso porque não é apenas o grau de complexidade do comportamento ético que o torna distintamente humano (...). O grau de elaboração também o faz.
Observa-se que a oração após "complexidade" iniciada pelo pronome relativo “que” é uma oração subordinada adjetiva restritiva. Essa oração subordinada é indispensável para o sentido do enunciado, diferentemente da adjetiva explicativa.
Com isso, o comportamento ético humano é distintamente humano devido ao grau de elaboração e complexidade, e não apenas o grau de complexidade.
Reescrita:
O comportamento ético humano tem um grau de elaboração e complexidade. Esse grau de elaboração e complexidade torna o comportamento ético humano distintamente humano e não apenas uma cópia daquilo que outras espécies têm ao seu dispor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo