O presidente de uma empresa determinou que fosse disponibili...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: D - Façade.
Vamos entender o porquê e analisar cada uma das alternativas:
D - Façade:
O padrão Façade cria uma interface simplificada e unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. No contexto da questão, como o software de controle de estoque é muito antigo e sua API é complicada, o Façade é a escolha ideal. Ele atua como uma "fachada" que oculta a complexidade do código antigo, permitindo que os desenvolvedores interajam com um sistema mais simples e intuitivo. Isso facilita a integração do sistema de vendas com o controle de estoque legado.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Prototype:
O Prototype é um padrão de criação que permite copiar objetos, sem depender de suas classes concretas. Embora útil em vários contextos, não aborda o problema de simplificação de interfaces complexas, que é o foco da questão.
B - Decorator:
O Decorator é usado para agregar responsabilidades adicionais a um objeto dinamicamente. Ele não é adequado para simplificar a interface de uma API complicada, mas sim para adicionar funcionalidades extras de maneira flexível e extensível.
C - Observer:
O Observer é um padrão comportamental que define uma dependência de um-para-muitos entre objetos, de modo que quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Embora útil para sistemas que necessitam de notificação e atualização dinâmica, não resolve o problema de simplificação da API.
E - Flyweight:
O Flyweight é um padrão estrutural que permite reduzir o custo de criação de objetos semelhantes, compartilhando instâncias. Sua principal função é a otimização de memória e desempenho, não a simplificação de interfaces complicadas.
Em resumo, a questão exige um padrão que simplifique o acesso a uma API complicada. O Façade é o padrão de projeto que melhor atende a essa necessidade, proporcionando uma interface mais simples para o sistema de vendas interagir com o software de controle de estoque legado.
Espero ter esclarecido suas dúvidas. Se precisar de mais explicações ou tiver outras questões, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Prototype - Permite a criação de objetos a partir de um modelo original, ou protótipo.
b) Decorator - Prover alternativa flexível ao uso de subclasses para se estender a funcionalidade de uma classe.
c) Observer - define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes sejam notificados e atualizados automaticamente.
d) Façade - Disponibiliza uma interface simplificada para uma das funcionalidades de uma API
e) Flyweight - Apropriado quando vários objetos devem ser manipulados, e esses não suportam dados adicionais
Fonte (Wikipédia )
d-
facade- interface unificada e simplificada para conjunto de interfaces, ocultando e/ou alterando componentes.
D : o padrão façada disponibiliza uma interface unificada para um conjunto de interfaces de uma ou mais subsistema.
O que é Façade, ou fachada? é a interface que o usuário vê, que oculta cada uma das classes internas. Como um tomador de decisão, escolhe a classe que será utilizada de forma harmoniosa.
Fonte: Fernando Nishimura Informática.
GABARITO: LETRA "D".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo