O livro de Viola Spolin Improvisação para o Teatro foi edit...
Segundo Koudela (2001) Spolin recebeu duas influências, a primeira de Neva Boyd, com a qual teve um treinamento em jogos, arte de contar estórias, danças e canções folclóricas.
A segunda influência em sua proposta de ensino de teatro é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - Constantin Stanislavski.
Tema central da questão: A questão aborda as influências recebidas por Viola Spolin em seu desenvolvimento de métodos para ensino de teatro, um tema importante na interseção entre artes cênicas e educação. Para resolvê-la, é essencial conhecer as contribuições de figuras fundamentais no teatro do século XX.
Viola Spolin é uma referência no ensino de teatro por meio de jogos teatrais, e seu trabalho foi amplamente influenciado por técnicas que priorizam a espontaneidade e a expressão genuína dos atores. Entre seus influenciadores, Constantin Stanislavski destaca-se por desenvolver um método que enfatiza a verdade emocional e a representação realista, conceitos que coincidem com a abordagem prática e intuitiva que Spolin promove em seus métodos.
Justificativa da alternativa correta: Stanislavski é conhecido por seus métodos que convidam os atores a vivenciarem genuinamente as emoções de seus personagens, algo que ressoa com os princípios de improvisação e interatividade no trabalho de Spolin. Essa influência está na base do desenvolvimento do sistema de jogo que Spolin utiliza, promovendo a conexão emocional e a interação autêntica.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Gordon Craig: Craig foi um teórico e cenógrafo inovador, mas sua visão era mais voltada para a estética teatral do que para a pedagogia de atores ou jogos teatrais.
- B - Bertolt Brecht: Brecht desenvolveu o teatro épico com foco em causar um efeito de distanciamento, o que contrasta com a busca pela verdade emocional característica dos métodos de Spolin e Stanislavski.
- D - David Mamet: Conhecido por suas escrituras e técnicas de atuação específicas, Mamet não é uma influência direta reconhecida no trabalho de Spolin.
- E - Ariane Mnouchkine: Diretora de teatro contemporânea, Mnouchkine é conhecida por sua abordagem colaborativa, mas não é uma figura diretamente ligada ao desenvolvimento do método de Spolin.
Ao resolver questões como esta, é importante focar nos vínculos históricos e teóricos entre as figuras mencionadas e seus impactos reais nas práticas teatrais. Conhecer a história e as teorias do teatro ajuda a identificar as influências corretas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo