Os ratos e os camundongos pertencem à subordem Sciurognathi,...
Os ratos e os camundongos pertencem à subordem Sciurognathi, família Muridae, subfamília Murinae; são considerados sinantrópicos, por associarem-se ao homem em virtude de terem seus ambientes prejudicados pela ação do próprio homem. Sobre estes animais, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão aborda o tema dos animais sinantrópicos, especificamente ratos e camundongos, que são importantes tanto do ponto de vista econômico quanto sanitário. Para resolver essa questão, é necessário compreender o comportamento, habitat e o impacto desses roedores.
Alternativa Correta: A
A alternativa A está correta ao afirmar que as espécies sinantrópicas comensais como a ratazana (Rattus norvegicus), o rato de telhado (Rattus rattus), e o camundongo (Mus musculus) possuem distribuição cosmopolita. São, de fato, responsáveis por muitos dos prejuízos econômicos e sanitários que afetam o homem, devido à sua capacidade de adaptação aos ambientes urbanos e à proximidade com humanos.
Alternativa B está incorreta porque descreve os hábitos do camundongo de forma equivocada. O camundongo (Mus musculus) não é de hábito fossorial, ou seja, ele não vive predominantemente em ambientes subterrâneos. Ele prefere locais mais abrigados e fechados, mas não abaixo do solo.
Alternativa C comete um erro ao caracterizar o rato de telhado como sendo de pequeno porte, pesando menos de 25g e com comprimento de até 18cm. Isso não condiz com as características desse roedor, que é maior e mais robusto. Além disso, o rato de telhado (Rattus rattus) não é transportado passivamente como descrito.
Alternativa D descreve incorretamente o comportamento da ratazana (Rattus norvegicus). Ratazanas vivem principalmente no solo e em tocas, não em superfícies altas como forros e telhados. Elas são mais associadas a ambientes próximos ao chão e não têm o comportamento de escalar superfícies altas como descrito.
Esta questão exige do candidato conhecimentos sobre a biologia e o comportamento dos roedores urbanos, que são fundamentais para a compreensão de seus impactos na saúde pública e no ambiente urbano.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo