Considere os trechos abaixo: 1. O complicado sistema de det...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072344 Português

O dia de Páscoa muda todo ano? A culpa é da astronomia

Por que não há uma data fixa para a Páscoa? Segundo afirmava Beda, o Venerável, religioso inglês que viveu no século VII, a Páscoa se dá no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio da primavera no hemisfério norte. “A astronomia está no coração do estabelecimento da data para a Páscoa. [A data] depende de dois fatos astronômicos – o equinócio da primavera e a lua cheia”, disse recentemente Marek Kukula, astronômo no Observatório Real de Greenwich, em Londres. Trata-se de um “feriado móvel”.

O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias. O calendário egípcio era baseado no Sol, prática adotada primeiramente pelos romanos e posteriormente incorporada pela cultura cristã. O judaísmo baseia o calendário hebraico parcialmente na Lua, e o islamismo também utiliza fases da Lua. A data da Páscoa varia não somente pela tentativa de harmonizar os calendários lunares e solares, mas também há outras complicações que acabam interferindo, como o fato de diferentes vertentes do cristianismo usarem fórmulas distintas em seus cálculos.

Em 1582 foi criado o Calendário Gregoriano, adotado e promovido pelo papa Gregório para fazer com que a Páscoa caísse mais cedo e fosse mais fácil de ser calculada. Já as tradições ortodoxas dentro do cristianismo continuaram usando o Calendário Juliano em vez de aceitarem a reforma do calendário imposta pelo papa Gregório. As igrejas ortodoxas, portanto, continuaram a celebrar a Páscoa e o Natal em datas diferentes das tradições ocidentais ou romanas. Mas isso pode mudar?

O papa Tawadros 2o de Alexandria, líder da Igreja Ortodoxa Copta, espera que as diferentes vertentes do cristianismo consigam chegar a um acordo sobre essa importante questão. “Parece haver uma disposição entre parte das lideranças da Igreja Cristã para pelo menos avaliar esta possibilidade”, disse o bispo Angaelos, da Igreja Ortodoxa Copta na Grã-Bretanha. E o que os astrônomos acham de uma Páscoa unificada? 

“De certo modo, a astronomia ficaria fora da equação”, disse Marek Kukula. “Ainda seria necessário regular o calendário, mas a Páscoa deixaria de ser um feriado móvel e isso tornaria bem mais simples coisas como o planejamento de feriados escolares. Entretanto, se as pessoas vão querer fazer isso ou não, passa por uma questão religiosa.” E, levando em conta toda a história por trás da data, o debate sobre a questão ainda poderá se estender por muito tempo.

Obs.: Equinócio: período do ano em que o sol passa pelo Equador, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

Disponível em:<https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimasnoticias/bbc/2018/03/27/por-que-a-data-da-pascoa-variatanto-entenda-como-ela-e-determinada.htm>

Acesso em 28/março/2018. [Adaptado]

Considere os trechos abaixo:

1. O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias. (2º parágrafo)

2. O judaísmo baseia o calendário hebraico parcialmente na Lua, e o islamismo também utiliza fases da Lua. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - Em 2, o verbo basear é transitivo direto e indireto e o verbo utilizar é transitivo direto.

Para entender bem essa questão, é importante termos em mente alguns conceitos de morfologia e sintaxe, especialmente no que diz respeito às funções sintáticas e à classificação dos verbos quanto à sua transitividade.

Tema central da questão: A questão explora o reconhecimento de funções sintáticas de expressões destacadas em um texto e a classificação dos verbos quanto à sua transitividade.

Justificativa da alternativa correta:

D - Em 2, o verbo basear é transitivo direto e indireto e o verbo utilizar é transitivo direto:

O verbo basear precisa de dois complementos: um direto e um indireto. No trecho "O judaísmo baseia o calendário hebraico parcialmente na Lua", "o calendário hebraico" é o objeto direto (o que é baseado) e "na Lua" é o objeto indireto (base de referência). Já o verbo utilizar, no trecho "o islamismo também utiliza fases da Lua", exige apenas um complemento direto, que é "fases da Lua".

Análise das alternativas incorretas:

A - Em 1, “da data da Páscoa” funciona como adjunto adverbial de tempo: Esta afirmação está incorreta porque "da data da Páscoa" funciona como complemento nominal de "determinação", indicando o quê está sendo determinado.

B - Em 1, “hebraicas, romanas e egípcias” funciona como predicativo do sujeito: Também está incorreto. "Hebraicas, romanas e egípcias" é um adjunto adnominal que caracteriza "tradições".

C - Em 2, “da Lua” funciona como adjunto adverbial de lugar: Esta alternativa está errada porque "da Lua" é um complemento do substantivo "fases" e, portanto, não expressa circunstância de lugar, mas sim do que as fases são.

E - Em 1 e 2, há presença de oração coordenada aditiva: A afirmação é incorreta. No texto apresentado, as partes não são orações coordenadas aditivas, mas sim termos dentro de uma mesma oração simples ou compostas por subordinação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D

1. O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias. (2º parágrafo)

2. O judaísmo baseia o calendário hebraico parcialmente na Lua, e o islamismo também utiliza fases da Lua. (2º parágrafo)

 

I) basear

VTD – O ensino básico deve basear o ensino médio.

VTDI – Ele baseia a defesa do réu em provas concretas

II) Quem utiliza, utiliza algo transito direto.

GABARITO: LETRA D

1. O complicado sistema de determinação da data da Páscoa é resultado da combinação de calendários, práticas culturais e tradições hebraicas, romanas e egípcias. (2º parágrafo)

2. O judaísmo baseia o calendário hebraico parcialmente na Lua, e o islamismo também utiliza fases da Lua. (2º parágrafo)

A) Em 1, ?da data da Páscoa? funciona como adjunto adverbial de tempo. ? a data da Páscoa sofre a determinação (valor passivo, complemento nominal).

B) Em 1, ?hebraicas, romanas e egípcias? funciona como predicativo do sujeito. ? incorreto, os termos são adjuntos adnominais.

C) Em 2, ?da Lua? funciona como adjunto adverbial de lugar. ? fases da Lua (fases DELA ? valor passivo, adjutno adnominal).

D) Em 2, o verbo basear é transitivo direto e indireto e o verbo utilizar é transitivo direto. ? correto, baseia algum coisa em algo (transitivo direto e indireto); utiliza alguma coisa (transitivo direto).

E) Em 1 e 2, há presença de oração coordenada aditiva. ? incorreto, em 1 a conjunção coordenativa "e" liga termos com a mesma função sintática e não orações.

? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo