Sobre o acidente vascular cerebral, assinale a afirmativa co...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
⚕️QUESTÃO SOBRE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
✅ALTERNATIVA CORRETA: D O escore ASPECTS é utilizado para realizar uma avaliação “semiquantitativa” da extensão do acidente vascular isquêmico, especificamente no território da artéria cerebral média, utilizando como base dez regiões de interesse. A pontuação varia de 0 a 10, representando o maior comprometimento e o menor comprometimento isquêmico, respectivamente.
✏️JUSTIFICATIVA.
O escore ASPECTS (Alberta Stroke Program Early CT Score) é uma ferramenta usada para avaliar a extensão do infarto cerebral em um acidente vascular cerebral isquêmico no território da artéria cerebral média. A pontuação do escore varia de 0 a 10, com 0 representando o comprometimento mais grave e 10 o menor comprometimento isquêmico. Esse escore é baseado em dez regiões anatômicas específicas da área de distribuição da artéria cerebral média, e sua utilização ajuda a determinar a gravidade do AVC isquêmico e a indicar se o paciente é um bom candidato para trombólise ou outro tipo de tratamento.
⚠️ANÁLISE DAS DEMAIS ALTERNATIVAS
❌ [A]: O estudo por ressonância magnética apresentando “mismatch” entre as sequências de difusão (DWI) e FLAIR não indica que o AVC ocorreu há mais de 4 horas e 30 minutos. Esse "mismatch" entre as imagens de difusão (que avaliam o fluxo de água nas células) e as de FLAIR (que avaliam a área com edema e lesão cerebral) é sugestivo de uma janela terapêutica de menor de 4,5 horas, não superior a isso.
❌ [B]: Um paciente com quadro de AVC isquêmico com acometimento do globo pálido, putame, cabeça do caudado, cápsula interna e córtex insular apresentaria ASPECTS de 4 se essas regiões fossem acometidas, mas o valor do escore ASPECTS depende do grau de comprometimento de cada uma das 10 regiões analisadas. O escore de 4 é relativamente baixo e não é específico para essa combinação de áreas, podendo ser superior dependendo do tamanho do infarto.
❌ [C]: A área central do território encefálico acometido pela lesão isquêmica é chamada de “zona de penumbra”, mas a penumbra não apresenta morte celular franca e/ou perda neuronal. Na penumbra, há dano celular reversível se a reperfusão for realizada a tempo. A morte celular franca ocorre na zona de infarção, que tem fluxo sanguíneo muito baixo (< 10 cm³/100g/min).
⏳RESUMO:
O escore ASPECTS é uma ferramenta importante para avaliar o comprometimento das regiões do cérebro em pacientes com AVC isquêmico, especialmente no território da artéria cerebral média. A pontuação varia de 0 a 10 e ajuda a determinar a extensão da lesão cerebral.
‼️PONTOS CHAVE
◊ O escore ASPECTS avalia o comprometimento da área da artéria cerebral média em dez regiões de interesse.
◊ O escore varia de 0 a 10, sendo que 0 representa o maior comprometimento e 10, o menor comprometimento.
◊ O mismatch entre as imagens de difusão e FLAIR sugere janela terapêutica de menor de 4,5 horas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo