A obesidade é uma doença universal com crescente prevalênci...
A obesidade é uma doença universal com crescente prevalência, que tem assumido proporções alarmantes e epidêmicas, sendo um dos maiores problemas de saúde pública da sociedade moderna. Em obesos mórbidos (IMC maior que 40 Kg/m2 ) com falência do tratamento clínico, mesmo quando associado à dietoterapia, aumento da atividade física e mudança nos hábitos, a cirurgia bariátrica tem sido cada vez mais indicada.
Nesse contexto, o nutricionista tem papel fundamental no acompanhamento do paciente, sendo a orientação para a dieta líquida restrita no pós-operatório imediato, recomendada pelo seguinte período de tempo específico, em dias, até
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Caderno de Atenção Básica 38 – Estratégias para o Cuidado da Pessoa com Doença Crônica – Obesidade (Ministério da Saúde, 2014) possui um capítulo sobre o tratamento cirúrgico da obesidade. De acordo com a publicação, a evolução dietética no período pós-operatório precisa ser individualizada segundo os procedimentos do serviço de saúde. Porém, comumente alguns serviços fazem a evolução conforme apresentado no referido caderno:
Após a cirurgia bariátrica, a dieta deve ser introduzida inicialmente na forma líquida restrita, de 20 a 50 mL por refeição, em geral no 3º dia pós-operatório, com duração de 1 dia. Logo em seguida, a dieta pode ser progredida para líquida completa, de 100 a 200 mL por refeição, e esta deve ser mantida por aproximadamente 1 mês. Após esse período, inicia-se a líquida pastosa, também no volume de 100 a 200 mL por refeição, que corresponde a uma dieta de transição e tem tempo de duração variável de acordo com a tolerância do paciente. A próxima dieta é a pastosa. O paciente deve manter a dieta pastosa por aproximadamente 1 mês, recebendo de 150 a 200 g por refeição. Em seguida a dieta pode ser progredida a branda (cerca de 200 g por refeição), até o paciente tolerar novamente a dieta completa, sem alteração de consistência.
Portanto, pode-se perceber que, de acordo com a publicação, nenhuma opção corresponde ao período indicado para a duração da dieta líquida restrita no pós-operatório imediato da cirurgia bariátrica.
Gabarito do Professor: a questão deve ser anulada, pois não há alternativa que responda adequadamente a assertiva
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu acabei de assistir a aula e a prof falou que o tempo da dieta líquida restrita é de até o 7º dia de pós operatório, me sinto tapeada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo