Em – Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088883 Português
Leia o texto para responder à questão.

   O físico e matemático inglês Isaac Newton é um dos maiores cientistas da humanidade. Filho de fazendeiros, Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, em 1643. Desde criança, demonstrava mais interesse por desenvolver inventos do que pelos negócios da família. Aos 18 anos, foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge, onde recebeu o grau de Bacharel em Artes.
     Em 1671, assumiu o cargo de professor catedrático de matemática na mesma universidade e, em 1703, foi eleito presidente da Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural, uma instituição destinada à promoção do conhecimento científico. Dois anos depois, tornou-se o primeiro cientista a receber o título de “Sir”, sagrado cavaleiro da rainha da Inglaterra. Newton morreu em 1727, aos 84 anos, por complicações decorrentes da idade extremamente elevada para a época.
    No período em que cursava faculdade em Cambridge, a Peste Negra assolou a Inglaterra e matou um décimo da população. Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa. Um belo dia, sentado à sombra de uma macieira (cujas descendentes ainda existem!), viu uma maçã cair no chão – ou na sua cabeça, a história vai do gosto do freguês – e formulou a Lei da Gravitação Universal, que explica a força da gravidade. Com essa descoberta, Newton deu início à ciência moderna. Como diria o cientista em um ensinamento que vale para a vida: “nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado”.

(Marilia Marasciulo. O que você pode aprender com as descobertas de Isaac Newton. 17.01.2018. http://revistagalileu.globo.com. Adaptado)|
Em – Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa. (3º parágrafo) –, a conjunção destacada pode ser substituída, preservando-se a relação de sentido que estabelece entre as orações, por: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - portanto

Vamos entender por que esta é a alternativa correta.

A questão exige que você identifique uma conjunção que possa substituir a palavra "e", mantendo a relação de sentido entre as orações no trecho: "Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa."

Primeiramente, observe que a conjunção “e” está conectando duas orações: uma que indica a causa (“a universidade ficou fechada”) e outra que indica a consequência (“Newton voltou para casa”). Portanto, a conjunção correta deve preservar essa relação de causa e consequência.

A conjunção “portanto” expressa justamente essa ideia de consequência. Assim, ao substituir “e” por “portanto”, a frase mantém o mesmo sentido: “Por 18 meses, a universidade ficou fechada, portanto Newton voltou para casa.”

Alternativas incorretas:

A - caso: “Caso” é uma conjunção subordinativa condicional, usada para introduzir uma condição. Ela não faz sentido no contexto, pois não está estabelecendo uma condição para a ação de Newton voltar para casa.

B - segundo: “Segundo” é uma preposição que indica conformidade ou opinião. Não tem função de conjunção, logo não poderia conectar as duas orações como a questão pede.

D - embora: “Embora” é uma conjunção concessiva, que indica uma concessão ou contraste. A frase “Por 18 meses, a universidade ficou fechada, embora Newton voltou para casa” não faz sentido, pois não há uma relação de contraste entre as duas orações.

E - contanto: “Contanto” é uma conjunção condicional que indica uma condição necessária para que algo aconteça. Novamente, a frase não faz sentido ao dizer “Por 18 meses, a universidade ficou fechada, contanto Newton voltou para casa”, pois não estabelece uma condição válida.

Ao estudar conjunções, é fundamental compreender as relações que elas estabelecem, como causa, consequência, condição e concessão, para aplicar corretamente em diferentes contextos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA C

? ? Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa. (3º parágrafo) ?

? A conjunção em destaque é uma conjunção coordenativa aditiva e expressa valor semântico de conclusão, a conjunção coordenativa conclusiva "portanto" expressa perfeitamente esse valor semântico que queremos.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

Obrigado Arthur.

Arthur, então no caso será que pode se afirmar que este "e" é uma conjunção coordenativa aditiva? acho que o correto seria falar que é uma conjunção subordinativa conclusiva.

Polissemia das conjunções. O "e" é uma conjunção coordenativa aditiva, mas pode exercer outras funções dentro do contexto e no caso da questão ele exerce função conclusiva.

Em regra o "e" é aditivo: fui para a universidade e estudei pouco; nesta frase, ele exerce papel conclusivo: já que fechada a universidade, concluímos que Niltão voltou para casa, coitado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo