Depreende-se do contexto que
A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da metrópole. São Paulo, nos anos 1960, já era um estado que reunia parte significativa do PIB brasileiro. No meio da multidão de migrantes, imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a mesma lupa de suas pesquisas para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar, a habilidade de um batedor de carteira e, em Capoeira do Arnaldo, os fortes laços que unem campo e cidade.
Em 1967, Paulo Vanzolini lança o primeiro LP. A história desse disco é curiosa. Foi o primeiro trabalho feito pelo selo Marcus Pereira. A música Volta por cima estava fazendo muito sucesso. Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP. Aos poucos, Marcus Pereira ganhou a confiança do compositor, que acabou cedendo ao lançamento do LP Onze sambas e uma capoeira, com arranjos de Toquinho e Portinho e participação de Chico Buarque, Adauto Santos, Luiz Carlos Paraná, entre outros. As músicas eram todas de Vanzolini: Praça Clóvis, Samba erudito, Chorava no meio da rua.
Vanzolini não era um compositor de muitos parceiros. Tem músicas com Toquinho, Elton Medeiros e Paulinho Nogueira. Só mesmo a pena elegante do crítico da cultura Antonio Candido para sintetizar a obra de Vanzolini: “Como autor de letra e música ele é de certo modo o oposto da loquacidade, porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza − trabalhando sempre com o mínimo para atingir o máximo"
(Adaptado de DINIZ, André. Almanaque do samba. Rio de Janeiro, Zahar, 2012, formato ebook).
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito Letra B
Está certo afirmar o que está compreendido na assertiva B diante de alguns trechos, principalmente advindos do segundo parágrafo:
"A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da metrópole (são Paulo)."
"No meio da multidão de migrantes,
imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a mesma lupa de suas pesquisas
para observar as peculiaridades do dia a dia urbano"
Espero ter ajudado, bons estudos
Maria Rodrigues, Antonio Cândido não atribui erudição a Vanzolini. "Como autor de letra e música ele é de certo modo o oposto da loquacidade, porque não espalha, concentra; não esbanja, economiza - trabalhando sempre com o mínimo para atingir o máximo”.
Fiquei na dúvida entre B e D, e como sempre, acabei marcando a errada. Acabei marcando a letra D baseando-me no seguinte trecho: " Aos poucos, Marcus Pereira ganhou a confiança do compositor, que acabou cedendo ao lançamento do LP Onze sambas e uma capoeira etc."
Na minha compreensão, "ganhar a confiança" foi interpretada como uma forma de convencimento, pois, ao meu ver, convencimento é uma consequência de confiança conquistada. (não se convence um fato se antes você não se comprovar a verdade do fato). Posso ter dado uma viajada, mas fiquei cm esta interpretação.
Também concordo com a letra B, corroborada na passagem: "A obra do zoólogo-compositor retrata as contradições da metrópole."
Leonardo, até essa parte de seu pensamento pode ser certa, contudo não se fala em gravadora desconhecida. E sim Só que o já lendário Vanzolini ainda não tinha disco autoral e andava irritado com as gravadoras por ter sido preterido pelo americano Ray Charles na escolha da confecção de um LP.
gab letra B
São Paulo, nos anos 1960, já era um estado que reunia parte significativa do PIB brasileiro. No meio da multidão de migrantes, imigrantes e paulistanos, Vanzolini usava a mesma lupa de suas pesquisas para observar as peculiaridades do dia a dia urbano: uma briga de bar, a habilidade de um batedor de carteira e, em Capoeira do Arnaldo, os fortes laços que unem campo e cidade.
Gabarito letra B.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo