Os imigrantes que tentam chegar ao sul da Europa de barco sã...
Os imigrantes que tentam chegar ao sul da Europa de barco são principalmente de três regiões: do Oriente Médio, do Chifre da África e da África Subsaariana. No Oriente Médio, o problema é a crise sem precedentes de refugiados da Síria. Eles fogem de uma guerra que já dura quatro anos e parece não ter fim. A segunda principal origem é a Eritrea, na região do Chifre da África. Não é difícil entender por que a população desse país africano prefere se arriscar no mar: a Eritrea tem o quinto pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo e uma das piores economias mundiais. Além disso, o país é uma ditadura brutal que não permite oposição. Isaias Afwerki governa com o título de presidente desde 1993, mas nunca houve eleições e apenas o seu partido pode participar do processo político. O terceiro grupo vem principalmente da África Subsaariana. Há casos de pessoas fugindo de guerras ou conflitos, como de países como o Sudão, mas também de imigrantes das principais economias do continente, como Nigéria e Gana. Esses imigrantes buscam principalmente boas condições de trabalho na Europa.
(http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/04/por-que-os-tragicosnaufragios- com-barcos-de-imigrantes-se-repetem-no-mediterraneo.html)
Leia as afirmativas seguintes sobre o IDH e assinale a alternativa correta.
I. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
II. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
III. É reconhecido pelas Nações Unidas como um exercício intelectual independente e uma importante ferramenta para aumentar a conscientização sobre o desenvolvimento humano em todo o mundo. Com sua riqueza de dados e abordagem inovadora para medir o desenvolvimento, tem um grande impacto nas reflexões sobre o tema no mundo todo.
Pode-se afirmar que: