O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado, apar...
O novo regime começou a mudar as instituições do país através dos chamados Atos Institucionais (AI), justificados como decorrência do “exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções”.
A partir de 1966, passado o primeiro impacto da repressão, a oposição vinha se articulando. Muitos membros da Igreja defrontaram-se com o governo, os estudantes começaram a se mobilizar em torno da UNE e os grupos de luta armada começaram suas primeiras ações em 1968. Nesse contexto, Costa e Silva, em 13 de dezembro de 1968, baixou o AI-5. Ao contrário dos Atos anteriores, o AI-5 não tinha prazo de vigência.
Sobre a ação autoritária do AI-5, afirma-se que o(a)
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O AI-5, um dos mais autoritários atos institucionais do período militar brasileiro, teve consequências severas para a democracia no Brasil. Esta medida permitiu ao governo ampliar a sua capacidade de repressão e controle sobre a sociedade.
Consequências do AI-5:
- O presidente da República ganhou poderes para intervir diretamente na criação de leis, além de poder suspender as imunidades parlamentares.
- A criação dos Inquéritos Policial-Militares (IPMs) para investigar crimes contra o Estado ou a ordem política e social não foi uma consequência direta do AI-5.
- A centralização do poder militar na comunidade de informações e a intensificação dos métodos de vigilância e repressão, incluindo a tortura, foram marcantes.
- As eleições para presidente e vice-presidente passaram a ser realizadas pelo Congresso Nacional, mas essa não foi uma condição estabelecida pelo AI-5.
- A extinção dos partidos políticos e a consequente criação de apenas dois partidos, ARENA e MDB, não foram estipuladas pelo AI-5, mas são características do regime militar.
Alternativa Correta: Letra C
A letra C é a correta porque aponta para a concentração de poder no núcleo militar, com a prática da censura e o uso da tortura como ferramenta do governo. Este foi um aspecto chave do AI-5, que consolidou a autoridade do regime militar e cerceou as liberdades civis no país.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A AI-5 foi criada no mandato do General Artur da Costa e Silva(1967 a 1969).
Bons Estudos
Diana
AI 1 - Dava poder de alterar a constituição, cassar mandatos legislativos, suspender direitos políticos, perseguir servidores.
AI 2 - Dissolução dos partidos políticos (ficando somente ARENA e MDB), aumento do número de ministros STF, processo de punião aos adversários do regime.
AI 3 - Eleições indiretas para governador e indicação dos prefeitos das capitais pelos governadores.
AI 4 - Convocação para votação e promulgação da Constituição de 67.
AI 5 - Medidas de endurecimento do regime militar.
"A partir do AI 5, o núcleo militar do poder concentrou-se na chamada comunidade de informações, isto é, naquelas figuras que estavam no comando dos órgãos de vigilância e repressão. Abriu-se um novo ciclo de cassação de mandatos, perda de direitos políticos e de expurgos no funcionalismo, abrangendo muitos professores universitários. Estabeleceu-se na prática a censura dos meios de comunicação; a tortura passou a fazer parte integrante dos métodos do governo." (Boris Fausto, História concisa do Brasil, 2001, p. 265).
É curioso que a alternativa correta acaba não versando propriamente sobre os dispositivos legais do AI-5, mas sim sobre seus efeitos no Estado.
C
núcleo militar do poder concentrou-se na chamada comunidade de informações, naqueles que estavam no comando dos órgãos de vigilância e repressão, estabelecendo-se, na prática, a censura aos meios de comunicação e passando a tortura, na prática, a fazer parte dos métodos de ação do governo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo