O assistente social integra a divisão sociotécnica do traba...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1816478 Serviço Social
O assistente social integra a divisão sociotécnica do trabalho, porém ele não se limita apenas a executar ações mecanicamente. Esse profissional atua a partir de sua competência para propor, para negociar com a instituição seus projetos, defender seu campo de trabalho, suas qualificações e funções profissionais que extrapolem ações rotineiras e desvelam realidades, revertendo-as em ações concretas de benefícios à população excluída.
Considerando o exposto acima aprecie as assertivas:
I. O Serviço Social aparece atualmente como uma profissão consolidada na sociedade brasileira, ganhando visibilidade no cenário atual e sustentado por um projeto ético-político. II. A efetivação do projeto ético-político do Serviço Social exige que os profissionais, cada vez mais, recriem seu perfil profissional e sua identidade, ultrapassando limites institucionais e superando a ideologia do assistencialismo, avançando, assim, nas lutas pelos direitos e pela cidadania. III. A construção coletiva do projeto profissional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986. IV. Podemos dizer que a profissão nas últimas décadas deu um salto qualitativo em sua formação acadêmica e em sua presença política na sociedade. V. O projeto ético-político do Serviço Social caracteriza-se pelos determinantes sócio-históricos, pela dimensão política pautada no compromisso com a classe trabalhadora e pelos interesses, aspirações e demandas do projeto coletivo dos assistentes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A construção coletiva desse projeto profi ssional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profi ssional do Assistente Social, aprovado em 13/3/1993, na Lei de Regulamentação da Profi ssão de Serviço Social (Lei 8.662 de 7/6/1993) e na proposta das Diretrizes Curriculares para a Formação Profi ssional em Serviço Social (8/11/1996).

Fonte: http://www.precog.com.br/bc-texto/obras/piana-9788579830389.pdf

Gab B: I, II, IV e V apenas.

O erro da III é o C.E que no caso seria o atual de 1993 e não o de 1986.

A construção do perfil do assistente social no cenário educacional Pág. 103

A construção coletiva desse projeto profissional aglutinou assistentes sociais de todos os segmentos e materializou-se no Código de Ética Profissional do Assistente Social, aprovado em 13/3/1993, na Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social (Lei 8.662 de 7/6/1993) e na proposta das Diretrizes Curriculares para a Formação Profissional em Serviço Social (8/11/1996).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo