José Paulo Netto (1996) analisa o surgimento da profissão de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372160 Serviço Social
José Paulo Netto (1996) analisa o surgimento da profissão de Assistente Social. (NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social, 2ª. edição, São Paulo: Cortez, 1996.)
Em sua obra, ele afirma que a emergência da profissão está associada
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ao tratamento da “questão social” no âmbito da sociedade burguesa, que fundada na organização monopólica, rompeu com as tradicionais formas de assistência.

Alguém pode explicar sobre essas tradicionais formas de assistência?

Perfeito! José Paulo Netto tem uma visão crítica Marxista da profissão. o autor admite que NÃO existe uma nova questão social, e sim, uma nova roupagem! Além disso, Netto não afirma uma visão endogenista da profissão, ou seja, o autor não considera que o seso surgiu da evolução da caridade ou filantropia. Sobre as "formas tradicionais", e que agora o estado intervirá através das políticas sociais (instituições), não mais na caridade e repressão!

GAB. D

Conforme ressalta Netto (2006, p.18) as conexões genéticas do Serviço Social profissional não se entretecem com a “questão social”, mas com suas peculiaridades no âmbito da sociedade burguesa fundada na organização monopólica. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo