O mais recente censo do IBGE revelou transformações na inte...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - a diminuição da taxa de natalidade.
Para compreender o motivo pelo qual a alternativa A é a correta, precisamos entender alguns conceitos demográficos fundamentais. A taxa de natalidade é um indicador demográfico que expressa o número de nascimentos vivos em um dado período, geralmente um ano, em relação à população total, expresso por mil habitantes. Uma diminuição nessa taxa implica diretamente em um crescimento populacional menos intenso. Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem experimentado uma redução significativa na taxa de natalidade, fenômeno este associado a diversos fatores, incluindo o acesso a métodos contraceptivos, maior inserção da mulher no mercado de trabalho, urbanização e aumento no nível educacional da população, especialmente das mulheres.
As demais alternativas não são determinantes para a reconfiguração do crescimento populacional brasileiro no contexto abordado pela questão. A redução dos homicídios (alternativa B) poderia ter algum impacto na estrutura etária da população, mas não é tão influente na taxa de crescimento populacional quando comparado às variações nas taxas de natalidade e fecundidade. O fluxo intenso de estrangeiros para o Brasil (alternativa C) não é um fenômeno que caracteriza a demografia brasileira nas últimas décadas em uma magnitude que poderia reconfigurar o crescimento populacional. Por último, o aumento da taxa de fecundidade por mulher (alternativa D) na verdade não ocorreu; pelo contrário, houve uma redução na taxa de fecundidade, que representa o número médio de filhos que uma mulher teria ao final do período fértil, seguindo as taxas de fecundidade do período observado.
Assim, a diminuição na taxa de natalidade é o fator mais relevante entre as opções apresentadas, que explica a transformação no crescimento populacional do Brasil, de acordo com as tendências recentes captadas nos censos demográficos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
COMO ASSIM???? NÃO DIMINUI E SIM AUMENTA?????
nascem menos crianças por número de habitantes que antigamente, isso atrelado ao aumento da longevidade está fazendo a população brasileira envelhecer
GAB: A
- Acesso à Educação: O aumento da escolaridade, especialmente entre as mulheres, tem levado a uma maior conscientização sobre planejamento familiar e contracepção. Mulheres mais educadas tendem a ter menos filhos e a adiá-los para mais tarde.
- Mudanças nas Normas Sociais: A percepção sobre a família e a maternidade tem mudado. Muitas mulheres estão priorizando suas carreiras e desenvolvimento pessoal, resultando em uma escolha consciente de ter menos filhos.
- Acesso a Métodos Contraceptivos: A disponibilidade de métodos contraceptivos e serviços de saúde reprodutiva tem aumentado, permitindo que casais planejem melhor suas famílias.
- Urbanização: A migração para áreas urbanas traz mudanças no estilo de vida. Famílias urbanas tendem a ter menos filhos devido ao custo de vida mais elevado e à busca por melhores condições de moradia e educação.
- Instabilidade Econômica: Períodos de crise econômica podem levar as pessoas a postergar decisões sobre ter filhos, visando uma maior estabilidade financeira antes de iniciar ou expandir a família.
- Envelhecimento Populacional: A diminuição da taxa de natalidade contribui para o envelhecimento da população, o que pode gerar desafios sociais e econômicos, como a necessidade de mais serviços de saúde para idosos e a pressão sobre sistemas de previdência social.
- Mudanças no Mercado de Trabalho: Com uma população em envelhecimento e menos jovens entrando no mercado de trabalho, pode haver uma escassez de mão de obra em determinados setores, afetando a economia.
- Reestruturação Familiar: A configuração familiar também está mudando, com um aumento na diversidade de arranjos familiares, como famílias monoparentais e casais sem filhos.
- Desafios para Políticas Públicas: O governo pode enfrentar desafios na formulação de políticas públicas para atender às necessidades de uma população que envelhece, incluindo saúde, previdência e habitação.
Mais precisamente, é notório que está acontecendo um crescimento, mas em ritmo desacelerado. A redução da natalidade tem relação com isso, pois as famílias estão tendo menos filhos (média de 1,77 por mulher segundo dados do IBGE, 2022).
Além disso, o envelhecimento populacional, acesso à educação e cultura, a métodos contraceptivos e outros fatores são meios que justificam essa frenagem no crescimento populacional.
GAB A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo