Vírus, palavra originária do latim, significa “veneno” ou “f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1825212 Biologia
Vírus, palavra originária do latim, significa “veneno” ou “fluido venenoso”. Embora sejam considerados seres vivos, não possuem organização celular. Eles são constituídos basicamente por uma cápsula proteica que abriga em seu interior, em geral, apenas um tipo de ácido nucleico: DNA ou RNA. Provocam nos seres humanos a catapora, a hepatite B, o herpes labial e genital que são portadores de DNA; já os causadores da gripe, do sarampo e da dengue são exemplos de vírus que tem RNA.
O que os leva a serem considerados como seres vivos?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Por apresentarem moléculas que se auto reproduzem.

Os vírus são um tema fascinante e complexo na biologia. Eles são considerados uma fronteira entre o mundo vivo e o não-vivo devido a suas características únicas. A questão aborda a razão pela qual os vírus são considerados vivos, mesmo que não possuam a estrutura celular típica dos outros organismos vivos.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa B está correta porque os vírus são capazes de se auto reproduzir, mas apenas quando estão dentro de uma célula hospedeira. Eles utilizam a maquinaria celular do hospedeiro para replicar seu material genético, seja ele DNA ou RNA. Essa capacidade de replicação é uma das características fundamentais que definem um ser vivo.

Análise das alternativas incorretas:

A - Por serem constituídos de proteínas e apresentarem um crescimento comum aos das bactérias: Esta alternativa está incorreta porque, embora os vírus sejam constituídos de proteínas, eles não apresentam um crescimento similar ao das bactérias. Vírus não crescem ou se dividem por conta própria como as células bacterianas; eles se replicam apenas dentro de células hospedeiras.

C - Por apresentarem ação enzimática, o que lhes permite a síntese de moléculas, independentes de outras células: Esta alternativa está incorreta porque os vírus não têm a capacidade de realizar síntese de moléculas de forma independente. Eles dependem completamente da maquinaria enzimática da célula hospedeira para a replicação de seu material genético e a produção de novas partículas virais.

D - Por serem constituídos de proteínas: Esta alternativa está incorreta porque a simples presença de proteínas não define um ser vivo. Muitos compostos não-vivos contêm proteínas. A característica crucial que define os vírus como "quase vivos" é a capacidade de auto replicação dentro de uma célula hospedeira.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer o porquê da alternativa B ser a correta. Se precisar de mais alguma informação ou tiver outra dúvida, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

pergunta mal elaborada.

Letra B; poréma questão esta mal elaborada.

Questão muito mal elaborada, entraria com recurso nessa questão

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo