“O romance ‘Vidas Secas’ publicado em 1938 retrata a histór...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q787806 Português
Texto para responder à questão.

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  

  Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
  Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinhá Vitória encantavam-no.
   Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que Sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer?
  Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitoria e os dois meninos.
(Vidas Secas, Graciliano Ramos.) 
“O romance ‘Vidas Secas’ publicado em 1938 retrata a história de Fabiano, Sinhá Vitória e seus filhos, que, acompanhados da cachorra Baleia, mudam de região de tempos em tempos para fugir da seca. Os problemas sociais, a fome, a miséria e a desigualdade entre segmentos da sociedade são explorados no romance que mostra a realidade brasileira, como a injustiça social. Do ponto de vista jurídico, a obra traz uma reflexão sobre a desigualdade de direitos entre os diversos segmentos da sociedade, além de mostrar como a privação da palavra por parte dos personagens se contrapõe ao excesso das autoridades e da lei.” (Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontram-b2yn714yocf2hz62cladr6p1q. Acesso em: janeiro de 2017 – Fragmento.)
Considerando o texto e o comentário anterior, pode-se afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fonte (Comentários Abaixo): https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

 

Alternativa A – ERRADA

 

Acredito que o livro como um todo traga elementos associados ao que esta alternativa cita. No entanto, no trecho destacado, compreender desta forma é extrapolar bem o que está ali contido.

 

Alternativa B – ERRADA

 

Vamos lembrar o que é uma Narração: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.


 

O trecho do livro se enquadra como uma Narração, mas o mesmo não acontece com a comentário apresentado em seguida (está mais para uma dissertação).

 

Alternativa C – CERTA

 

O uso do termo ‘parte do conteúdo’ nos dá base a afirmar que qualquer coisa dentro do segundo texto que seja baseado no primeiro já garante a correção desta alternativa, o que tornou fácil escolher esta resposta. Afinal, o trecho do livro destacado comprova sim que se trata da história de Fabiano e Sinhá Vitória. E o trecho ‘o sertão continuaria a mandar gente para lá’ nitidamente traz a ideia de miséria e desigualdade, não é possível desassociar isto do contexto, considerando a história brasileira. O resto do texto não se associa tão diretamente, como citei na letra A, mas dá pra aceitar.

 

Alternativa D – ERRADA

 

Os gêneros não são equivalentes. O livro se caracteriza como um Romance, enquanto o texto é um ensaio/matéria.

 

Romance
A forma mais conhecida para os livros de ficção são os romances. Este é composto de diversas tramas, com várias personagens e pontos de vistas diferentes. Embora o foco principal possa ser uma personagem, os romances em geral retratam uma mudança no ambiente social. Diferentemente das novelas, os romances são histórias fechadas e completas, dando uma margem menor a continuações.


Matéria / Artigo / Ensaio / Tratado
Estes são gêneros de não-ficção que também valem a pena serem mencionados.

_Matéria é um texto jornalístico com a intenção de transmitir um fato de importância social.

_Artigo é uma publicação sobre um assunto específico, geralmente com base em resultados de uma pesquisa científica, apresentando a opinião do autor a respeito.

_Ensaio é um texto breve, expondo reflexões filosóficas pessoais a respeito de um tema, sem referências a outros materiais.

_Tratado é um texto mais formal e profundo do que um ensaio e mais preocupado em investigar ou expor os princípios sobre o assunto.

Examinador MISERÁVEL.

Sem condições.....eu nao consegui entender nem as alternativas...

 

Texto para responder à questão.

 

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  

FUI DIRETO NA ALTERNATIVA B. ALGUÉM SABE QUAL FOI A NOTA DE CORTE DESSA PROVA MALDITA?

ESTUDO PORTUGUÊS A SEMANA TODA E NA SEXTA-FEIRA VOU ME EXERCITAR FAZENDO ALGUMAS QUESTÕES....

CONCLUSÃO: SENTINDO-SE UM LIXO!!!! KKKKK 

Desolador...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo