Em “Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q787807 Português
Texto para responder à questão.

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  

  Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
  Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinhá Vitória encantavam-no.
   Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que Sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer?
  Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitoria e os dois meninos.
(Vidas Secas, Graciliano Ramos.) 
Em “Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia.” (3°§) a construção apresentada é feita empregando-se, como recurso linguístico,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na análise do trecho "Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia", identificamos o uso de uma comparação, que é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos. Aqui, as características de "uns cachorros" e "Baleia" são atribuídas ao destino dos velhinhos, sugerindo um paralelo entre suas condições de vida. A presença da palavra "como" estabelece essa relação de forma explícita, evidenciando a conexão entre os elementos comparados.

É importante notar que a comparação difere da metáfora por ser explícita, ou seja, utiliza um termo de conexão direta, enquanto a metáfora faz uma comparação implícita, sem esses conectivos. Um exemplo de metáfora seria "O tempo é um ladrão", onde não há um termo comparativo como "como" ou "assim como".

Portanto, a alternativa correta é a letra D, pois há uma relação de semelhança entre dois termos, atribuindo características de um a outro por meio de um elemento comparativo explícito.

O gabarito da questão é a alternativa D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conteúdo: FIGURAS DE LINGUAGEM

 

a) "a evidência de oposição estabelecida através de uma relação comparativa entre elementos distintos. "

b) "uma palavra em sentido figurado, baseando-se em uma comparação subentendida entre dois termos.

( a comparação é explícita: "acabando-se como uns cachorros, inúteis"

 c) exagero do sentido com o objetivo de conferir ênfase à informação apresentada, constituindo uma variação de metáfora.

METÁFORA: comparação implícita (SUBENTENDIDA)

COMPARAÇÃO: explícita

 

A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos.

Por exemplo: Os olhos dela eram como duas jabuticabas. 

A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual.

Por exemplo: A menina é um doce!

Resposta: D.

No trecho em questão ocorre uma comparação: os dois acabar-se-iam como cachorros. Veja que não há oposição, exagero e nem palavra em sentido figurado. Há apenas uma comparação com elemento comparativo expresso: como.

Portanto, o gabarito é a letra D.

 

Fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

FCC   ...saudades :(

UFA!!! ESSA O PAI ACERTOU.

 Gabarito: d) uma relação de semelhança entre dois termos(velhinhos e cachorros) atribuindo características de um a outro(inúteis) por meio de um elemento comparativo explícito(como)

 

"Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia.”

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo