Leia o texto a seguir.“– Draco Malfoy – explicou Harry. – El...
“– Draco Malfoy – explicou Harry. – Ele me odeia. – Draco Malfoy? – perguntou Jorge, virando-se. – O filho de Lúcio Malfoy? – Deve ser, não é um nome muito comum, é? – Disse Harry. – Por quê? – Já ouvi papai falar nele. Era um grande seguidor de Você-Sabe-Quem. – E quando Você-Sabe-Quem desapareceu – acrescentou Fred, esticando-se para olhar para Harry –, Lúcio Malfoy voltou dizendo que nunca tivera intenção de fazer nada. Um monte de [...]... Papai acha que ele fazia parte do círculo íntimo de Você-Sabe-Quem.”
(ROWLING, J. K. Harry Potter e a câmara secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 31.)
O processo de formação de palavras que deu origem ao substantivo “Você-Sabe-Quem”, conforme se apresentam suas características, é a:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Composição por justaposição.
A questão aborda um aspecto fundamental da morfologia: o processo de formação de palavras. Para resolvê-la, é necessário conhecer os diferentes mecanismos de criação de novos termos na língua portuguesa, como derivação, composição e abreviação.
No caso da palavra "Você-Sabe-Quem", identificamos que se trata de um substantivo composto. Substantivos compostos são formados pela união de duas ou mais palavras para criar um novo significado.
Vamos analisar as alternativas para compreender melhor:
A - Abreviação: Esse processo consiste em reduzir uma palavra ou expressão a uma forma mais curta, como "foto" de "fotografia". "Você-Sabe-Quem" não é uma forma abreviada, então essa alternativa está incorreta.
B - Derivação parassintética: A derivação parassintética ocorre quando uma palavra é formada pela adição simultânea de prefixo e sufixo, como em "entardecer". "Você-Sabe-Quem" não é formada por esse processo, tornando essa alternativa incorreta.
C - Composição por aglutinação: Na aglutinação, os elementos se unem e muitas vezes há alterações fonéticas, como em "planalto" (plano + alto). Em "Você-Sabe-Quem", não há modificações fonéticas nas palavras unidas. Portanto, essa alternativa também está incorreta.
D - Composição por justaposição: Na justaposição, as palavras são unidas sem que haja alteração fonética, mantendo-se cada uma intacta, como em "passatempo" (passa + tempo). "Você-Sabe-Quem" se encaixa perfeitamente nesse processo, pois as palavras "você", "sabe" e "quem" estão apenas colocadas lado a lado, formando um novo significado. Dessa forma, essa é a alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
Primeiramente, identifiquemos a estrutura da palavra selecionada.
Caso possua somente um radical → derivação.
Caso possua mais de um radical em sua formação → composição.
"Você-sabe-quem" possui três radicais em sua formação, cada uma dessas palavras que formam o vocábulo é um radical diferente, possui uma origem distinta. Sendo assim, estamos diante de uma composição.
As composições mais frequentes são a aglutinação e a justaposição.
- Aglutinação → os radicais inseridos na nova palavra têm fonética/escrita alteradas. Ex.: embora (em bora hora) / outrora (outra hora).
- Justaposição → ao contrário da aglutinação, aqui, os radicais permanecem inalterados. Ex.: girassol (gira sol) / beija-flor (beija flor)
"Você-sabe-quem" se enquadra no processo de justaposição, dado que os três radicais mantêm sua autonomia fonética, não se alteram ao formar a nova palavra.
Dessa maneira, o gabarito dado é legitima e justificado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo