O acidente vascular encefálico (AVE) consiste na perda súbit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: CNEN Prova: IDECAN - 2014 - CNEN - Enfermeiro |
Q619616 Enfermagem
O acidente vascular encefálico (AVE) consiste na perda súbita da função cerebral em decorrência da ruptura do aporte sanguíneo para uma região do cérebro. As lesões são provocadas por um enfarte devido à isquemia ou à hemorragia, resultante do comprometimento da função cerebral. Assinale, a seguir, as complicações mais comuns do AVE.  
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Pneumonia aspirativa, úlcera de decúbito e tromboembolismo venoso.

O acidente vascular encefálico (AVE), também conhecido como derrame cerebral, é uma condição médica que ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, privando o tecido cerebral de oxigênio e nutrientes. Dentro desse contexto, é importante entender as complicações mais comuns que podem surgir após um AVE.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa E está correta porque menciona complicações que são frequentemente associadas a pacientes que sofreram um AVE:

  • Pneumonia aspirativa: Ocorre devido à dificuldade de deglutição (disfagia) que pode se desenvolver após um AVE, levando à aspiração de alimentos ou saliva para os pulmões.
  • Úlcera de decúbito: São feridas que se desenvolvem na pele e no tecido subjacente como resultado de pressão prolongada em pacientes acamados ou com mobilidade reduzida.
  • Tromboembolismo venoso: Inclui a formação de coágulos sanguíneos nas veias, especialmente nas pernas, que podem se deslocar e causar embolia pulmonar.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Paraplegia, angina e anemia: Paraplegia pode ser uma complicação, mas angina e anemia não estão diretamente relacionadas ao AVE.
  • B - Xantoma, hiperlipidemia e pneumonia aspirativa: Xantoma e hiperlipidemia não são complicações comuns de AVE; no entanto, a pneumonia aspirativa é relevante.
  • C - Tromboembolismo venoso, uremia e diverticulose: Embora o tromboembolismo venoso seja correto, uremia e diverticulose não são complicações diretas do AVE.
  • D - Úlcera de decúbito, paraplegia e erupção cutânea: Úlceras de decúbito e, em menor grau, paraplegia podem ser complicações, mas erupção cutânea não está tipicamente associada ao AVE.

Compreender essas complicações ajuda não apenas na preparação para concursos, mas também na prática clínica, garantindo cuidados adequados e prevenção de problemas adicionais em pacientes que sofreram um AVE.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O paciente com AVE é um individuo restrito ao leite, logicamente sujeito a complicações por pouco ou nehum mobilização, como as UPP, Pneumos e Tromboses. A questão fala sinais, sintomas e pede as COMPLICÃÇÕES, isso que pode gerar dúvida e induzir ao erro.

Pneumonia aspirativa, úlcera de decúbito e tromboembolismo venoso.

pergunta meio confusa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo