A produção da obra acima, Os Retirantes (1944), foi realiz...
A produção da obra acima, Os Retirantes (1944), foi
realizada seis anos depois da publicação do romance
Vidas Secas. Nessa obra, ao abordar a miséria e a seca
claramente vistas através da representação de uma
família de retirantes, Cândido Portinari
Essa prova tá parecendo o enem!!
Comentário: Você consegue perceber que a alternativa (A) está errada, pois a imagem não é sutil. Ela é impactante.
A alternativa (B) está errada, pois a morte não está afugentada, isto é, não se afastou a possibilidade da morte, ela está próxima, pelo próprio caos que se observa na imagem.
A alternativa (C) é a correta, pois os elementos físicos presentes no cotidiano são um cenário desértico, restos mortais de animais ao chão simbolizando a seca castigante, os sacos com utensílios sendo conduzidos nas costas, além dos aspectos dos personagens. Tudo isso representa a desigualdade social.
A alternativa (D) está errada, pois simplesmente a imagem não é oposta à realidade.
Gabarito: C
Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-de-portugues-trf-2a-regiao-analista-sem-especialidade/
Chutômetro na C, na prova, por incrível que pareça, mas na prova veio preto e branco. É mole??
GAB LETRA C.
Errei por causa da palavra afugentada =/
Aumentar o vocabilário Meu Deus....
Não consigo ver na imagem a desigualdade social. Essa é uma informação que sabemos que existe mas não a vejo explicitada na imagem.
Resposta: C
A imagem é bem clara e retrata uma situação degradante vivida pelos retirantes ao tentar sair da situação precária em que vivem. Dói um pouco ver esta imagem e imaginar isto. Pra quem leu o livro Vidas Secas então, capaz de doer ainda mais...
A – não há nada de sutil e dinâmico aqui. É direto, forte, além de estático. Errado.
B – Não vi morte afugentada pelos personagens ali. Meio viagem. Errado.
C – De fato, os elementos físicos presentes no cotidiano dos retirantes estão representados (ambiente degradado, magreza, dor, sofrimento, etc.). Estes aspectos estão diretamente relacionados à desigualdade social, inerente à condição de retirantes. Vale notar que aqui não temos como extrapolar o contexto da imagem: estamos falando de uma pintura e sua interpretação pressupõe extrapolar o que consta do quadro. Correto.
D – Em nada a figura se opõe à realidade. Muito pelo contrário, retrata-a. Errado.
Fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/
é aquela questão que vai ser o que a banca marcar, depois que sai o gabarito é mole justificar.
Não dá para concordar com esse gabarito, não há nada nessa gravura que sugira "desigualdade social". Desigualdade Social é CONTRASTE: é rico vesus pobre; é palafitas vesus apartamentos à beira-mar; é o engravatado vesus o mendigo; é o estudado versus o analfabeto. Isso é desigualdade social. Esse cenário único, mostrando apenas uma face de um contexto, retrata a miséria porque passava os retirantes nordestinos, mas não explicita a desigualdade social, embora ela existisse.
Nada a ver o gabarito. Tem professor que justifica a alternativa depois do gabarito. Aí até eu tenho argumento para defender o absurdo que é o Gabarito letra C.
nao pode ser a letra B, ao meu ver, só por causa da palavra "afugentar".
Querido QC,
Estamos à procura de um prof. cabra macho/cabra macha para comentar essas questões da CONSULPLAN.
Palhaçada tem limites.
OBRIGADA , DE NADA.
Afugentar
1 pôr em fuga; repelir, expulsar
1.1 enxotar, espantar
2 Derivação: sentido figurado.
fazer desaparecer; extinguir
3 Derivação: sentido figurado.
procurar esquecer de, pôr de lado
Ex.: queria a. aquela triste lembrança
(Dicionário eletrônico Houaiss)
Então afugentar é perfeitamente aceitável nesse contexto e a B está certa
Gabarito C
A imagem representa a miséria, a seca, as desigualdades sociais.
Resolvendo a prova em casa, das 12 questões, acertei apenas 7. Creio que esta prova estava difícil. Agora, o que esperar no TJ/MG e TRE/RJ? Esse desvio da banca ao fazer uma prova complicada, ou uma prova mais fácil?
Sobre a opção 'b', as personagens são magérrimas, sugerindo fome, sofrimento e dor. São cadavéricas até. Então, a morte é muito possível, está proxima. Ainda mais conhecendo a realidade do sertão, principalmente à época retratada.
Assim, "morte afugentada" não é uma opção, é uma ameaça claramente presente e possível.
Continuemos na luta!
Concordo com o companheiro Pedro Paulo. Não há expressão de desigualdade, embora ela possa ser inferida. Todavia, observem que, essa miséria e fome é extremamente comum em quase todos os governos ditatoriais ou totalitários do mundo. Então, partindo do pressuposto da realidade brasileira, onde ainda é possível que exista a classe média, a alternativa C permanece a MENOS errada.
Realmente a banca " arregaçou " - prova que qualquer um NÂO SABE portugues de fato ! kkkkk
o que estou notando " tomando bomba nessa prova " é que :
A banca trabalha DEMAIS subjetividade
A banca trabalha DEMAIS extrapolação
Absurdo total. Uma coletânea deles. O Examinador usa um conceito muito subjetivo, só que nesse sentido, não há uma resposta exata. Há várias possibilidades, mas o candidato teria de inferir sua linha de raciocínio para chegar a resposta que o examinador julga correta..A questão é , de onde ele tirou esse conclusão? Teria ele perguntado ao autor (Cândido Portinari). Vou exemplificar considerando outra linha de racioncínio. Li alguém afirmar que a opção B está errda pois a situação de degradação física do personagens sugere proximidade da morte , e não afastamento; por outro lado, se considerarmos que ele ser retiram em busca de melhores condições, e têm esperanças de encontrarem um lugar melhor para viver, concluiremos que e sim, que eles acreditam que podem , de fato, sobreviver. Se não acreditassem que poderiam soberviver, por que se retirariam? Se se retiram é porque acreditam na vida, acreditam que podem afastar a morte. E daí? Por que "hipótese" do exeminador é correta e não a minha? Se eu lhe digo que 2 + 2 são 4 , não há como contra-argumentar , 2 +2 são 4 e somente 4, não possibilidade de variação, não tem jeito de hoje ser 4, amanhã 4,3 depois 8, eventualmente 16,não há, é objetivo, é exato, imutável. Por outro lado, essa questão é tão subjetiva que torna possível dezenas de interpretações . O Nome disso é "sacanagem". Se eu tivesse o dom de adivinhar o usaria para saber as dezenas da megassena, não para adivinhar que abobrinhas se passam na cabeça desse examinador.
A- A exposição da temática, das personagens e do ambiente não se fez do modo SUTIL, porém com veemência, pois não se trata de pintura abstrata.
B- A morte não está "afugentada". Ao contrário, presente nos traços cadavéricos das personagens.
C- gabarito.
D- A imagem não se opõe à realidade observável. Ao contrário, a retrata fielmente como descrito na alternativa C.
a) apresenta uma temática, assim como a descrição dos personagens e do ambiente, de forma sutil e dinâmica. - Essa imagem pode ser tudo, menos sutil.
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b) permite visualizar a degradação da figura humana e o retrato da figura da morte afugentada pelos personagens. - Afugentar= expulsar, mandar para longe. Eles não estão espantando a morte. O que ocorre é o contrário: a morte está bem presente.
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c) apresenta elementos físicos presentes no cotidiano dos retirantes vítimas da seca e aspectos relacionados à desigualdade social. - Correta. Enxadas, o solo seco, etc, são todos aspectos físicos presentes no cotidiano dessas pessoas.
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d) utiliza a linguagem não verbal com o objetivo de construir uma imagem cuja ênfase mística se opõe aos fatos da realidade observável. - Os fatos não se opõem à realidade, pelo contrário.
Marquei a C apenas por exclusão, mas está extrapolando com o "aspectos relacionados à desigualdade social".