A Periodontite pode ser subclassificada em três grandes cate...
A Periodontite pode ser subclassificada em três grandes categorias principais com base nas características clínicas, radiográficas, históricas e laboratoriais e pode ser observada como uma manifestação de doenças genéticas, de distúrbios hematológicos dentre outras.
Baseada na classificação da Periodontite, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
Tema Central: A questão aborda a classificação da Periodontite, uma doença inflamatória que afeta os tecidos de suporte dos dentes. A classificação leva em conta fatores clínicos, radiográficos, históricos e laboratoriais, bem como a manifestação de certas doenças sistêmicas e genéticas. Para resolver essa questão, é necessário conhecer as características das diferentes formas de periodontite e as influências sistêmicas que podem afetá-la.
Justificativa para a Alternativa D: A alternativa D está correta porque descreve adequadamente como o diagnóstico da Periodontite deve ser abordado quando há manifestação de doenças sistêmicas. A periodontite como manifestação de uma doença sistêmica é diagnosticada quando a condição sistêmica é o principal fator predisponente, superando os fatores locais. Exemplos incluem o diabetes melito ou a infecção pelo HIV, que podem agravar uma periodontite já existente. Neste caso, o diagnóstico correto seria "periodontite crônica modificada pela condição sistêmica", pois as condições sistêmicas influenciam na progressão da doença periodontal.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: A descrição da Síndrome de Papillon-Lefèvre como uma doença autossômica dominante está incorreta. Na verdade, é uma doença autossômica recessiva, e a descrição clínica fornecida está correta, mas a classificação genética não. Este erro invalida a opção como correta.
B: A alternativa fala sobre os bisfosfonatos, que são de fato usados para desordens ósseas, mas eles não estão diretamente relacionados à classificação de periodontite. A questão pede um foco na classificação da periodontite, e esta alternativa está fora do escopo solicitado.
C: A descrição das doenças periodontais necrosantes está quase correta, mas inclui uma informação errada. A gengivoestomatite herpética (GEH) não é classificada como uma doença periodontal necrosante. Portanto, esta imprecisão torna a alternativa incorreta.
Conclusão: A alternativa D é a única que aborda corretamente a classificação da periodontite em relação a doenças sistêmicas, conforme solicitado pelo enunciado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) a Síndrome de Papillon-Lefèvre é uma doença autossômica dominante, causada por mutações no gene da catepsina C. As manifestações clínicas dessa síndrome incluem gengivite generalizada que progride para periodontite com perdas ósseas difusas e ceratodermia (espessamento cutâneo) nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, joelhos ou ambos. DOENÇA AUTOSSÔMICA RECESSIVA!!!! PORTANTO, LETRA A INCORRETA!!!!!
B) os bisfosfonatos são análogos do pirofosfato com alta afinidade para os cristais de hidroxiapatita. Eles inibem a reabsorção óssea mediada por osteoblastos e desempenham um papel-chave no manejo de desordens ósseas osteolíticas, incluindo osteoporose. As lesões da osteonecrose dos maxilares, relacionadas ao uso de bisfosfonatos, podem ser assintomáticas ou não, culminando, assim, em uma redução na capacidade de comer e de falar. OSTEONECROSE APRESENTA SINTOMAS COMO DOR, GOSTO RUIM E DIFICULDADE PARA COMER. ALÉM DISSO, A REABSORÇÃO ÓSSEA É MEDIADA POR OSTEOCLASTOS (E NÃO OSTEOBLASTOS, COMO O ITEM AFIRMA).
C) as características clínicas das doenças periodontais necrosantes podem incluir (mas não estão limitadas) gengiva marginal e papilar ulcerada e necrótica, recobertas por uma pseudomembrana branco-amarelada ou acinzentada, e crateras das papilas, sangramento à provocação ou espontâneo, dor e halitose. Três formas de doença periodontal necrosante foram descritas: gengivite ulcerativa necrosante (GUN), periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e gengivoestomatite herpética (GEH). PUN, GUN E ESTOMATITE NECROSANTE.
D) o diagnóstico de periodontite, como manifestação de doença sistêmica, deve ser realizado quando a condição sistêmica é o principal fator de predisposição e quando os fatores locais não são claramente evidentes. No caso em que a destruição periodontal claramente é o resultado da ação de fatores locais, mas foi agravada pelo aparecimento de condições como diabetes melito ou infecção pelo HIV, o diagnóstico deve ser de periodontite crônica modificada pela condição sistêmica. AMBAS SÃO PERIODONTITE COMO MANIFESTAÇÃO DE DOENÇAS SISTÊMICAS. ALÉM DISSO, O TERMO PERIODONTITE CRÔNICA NÃO FAZ MAIS PARTE DA NOVA CLASSIFICAÇÃO. APENAS PERIODONTITE, QUE SUBDIVIDE-SE EM PERIODONTITE NECROSANTE (PUN, GUN E ESTOMATITE NECROSANTE), PERIODONTITE (COM SEUS GRAUS E ESTÁGIOS) E PERIODONTITE COMO MANIFESTAÇÃO DE DOENÇAS SISTÊMICAS.
Periodontite severa caiu, agora oq vale é a nova classificação periodontal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo