Guerra (2002), ao problematizar a relação teoria/prática no ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FUNDATEC Órgão: IPASEM - NH
Q1188589 Serviço Social
Guerra (2002), ao problematizar a relação teoria/prática no Serviço Social, resgata elementos de racionalidade do capitalismo. Analise as assertivas a seguir sobre esse tema:
I. O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática.
II. O caráter eminentemente técnico garante aos(as) assistentes sociais exercer com competência funções executivas e do cotidiano profissional.
III. O cotidiano profissional dos(das) assistentes sociais revela a complexidade da questão social e evidencia a dicotomiaexistente entre a prática e a teoria. 
Quais estão corretas?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

? O pensamento racionalista formal, predominante no capitalismo monopolista, mantém-se irredutível em aceitar a unidade teoria/prática. Esta recusa, de cunho conservador, tem como pano de fundo as falsas representações produzidas pelas classes ou facções da classe dominante. Ao serem repassados para as teorias os parâmetros das formas de pensar da burguesia, a realidade aparece deformada [...] A consequência é que entre as formulações teóricas apreendidas sob a lente da ideologia burguesa e a prática social e histórica dos homens reais estabelece-se uma defasagem que põe em risco a unidade entre as ambas.

? Fonte: O Serviço Social no Brasil - Fátima Grave Ortiz - 2010 - páginas 148 - 149.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo