Trauma oclusão é um termo usado para descrever as alterações...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1760026 Odontologia
Trauma oclusão é um termo usado para descrever as alterações patológicas ou adaptativas que ocorrem no periodonto em consequência de forças indevidas produzidas pelos músculos da mastigação. A força oclusal excessiva, além de causar danos aos tecidos periodontais, também pode lesionar, por exemplo, a articulação temporomandibular (ATM), os músculos mastigatórios e a polpa dental.
Em relação ao trauma oclusal, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

O tema central da questão é o trauma oclusal, que refere-se às alterações que ocorrem no periodonto em resposta a forças oclusais excessivas. Para resolver esta questão, é necessário compreender os conceitos de trauma oclusal primário e secundário, além de ter conhecimento sobre como essas forças podem afetar os tecidos periodontais.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa D está correta porque descreve com precisão a divisão das lesões teciduais associadas ao trauma de oclusão em primárias e secundárias. O trauma oclusal primário ocorre em dentes com um periodonto de altura normal e é caracterizado por reações teciduais devido a forças oclusais excessivas. Essa descrição está alinhada com os conceitos aceitos na periodontia.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A alternativa A fala sobre lesão tecidual secundária relacionada ao trauma oclusal associado à placa, mas erra ao afirmar que as alterações são mais severas e dependentes da perda óssea. Na verdade, a severidade das alterações depende mais da presença de inflamação associada à placa do que da perda óssea por si só.

B - A alternativa B menciona que experimentos demonstraram que o trauma de oclusão pode induzir alterações patológicas no tecido conjuntivo supra-alveolar. No entanto, o trauma oclusal em si não é suficiente para causar doenças periodontais sem a presença de inflamação induzida por placa.

C - A alternativa C descreve uma série de eventos que resultam em reabsorção do osso alveolar, sugerindo tratamentos inadequados como raspagem e alisamento radicular, que são indicados para controle de placa, não especificamente para trauma oclusal. O ajuste oclusal seria o tratamento mais apropriado para o trauma oclusal.

Compreender a diferença entre trauma oclusal primário e secundário, e a interação entre trauma oclusal e inflamação periodontal, é essencial para responder corretamente à questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trauma de oclusão, que consiste em uma alteração, patológica ou de adaptação, consequente de forças que excedem a capacidade adaptativa do periodonto, podendo estas serem forças musculares excessivas ou forças oclusais traumáticas, oriundas de atividades parafuncionais. O trauma oclusal é capaz de causar diversos efeitos biológicos no sistema estomatognático, incluindo alterações pulpares, periodontais, na musculatura mastigatória e no sistema nervoso central (SNC). A lesão primária se dá sob um periodonto sadio e de altura normal em torno de uma estrutura dentária. A lesão secundária, por sua vez, atinge um periodonto com altura reduzida em função de uma doença periodontal pré-existente. Em um estudo clássico desenvolvido na década de 60, se estabeleceu que o trauma de oclusão é capaz de interferir na zona de co-destruição periodontal, compreendida pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento, ao passo que a zona de irritação, composta pela gengiva marginal livre, não apresenta alterações frente a presença da lesão de trauma oclusal. Determinou-se que o trauma oclusal representa um fator co-destrutivo da doença periodontal, atuando como agente perpetuante desta doença, conceito este aceito até hoje. Pesquisas em humanos e animais demonstraram que o trauma oclusal não é capaz de provocar alterações patológicas no periodonto de proteção, ou seja, não desenvolve lesões inflamatórias e não agrava gengivites. Porém, é suficiente para gerar uma reabsorção óssea, que induz algum grau de mobilidade transitória ou permanente, e dessa forma, atua como um fator auxiliar na destruição do periodonto de sustentação de dentes com doença periodontal pré-existente. BASEADA NESSAS INFORMAÇÕES, ACREDITO QUE O GABARITO SEJA LETRA D.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo