A respeito do RDA (Resource Description and Access), uma de...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre as inovações do RDA (Resource Description and Access) em relação ao AACR2.
A alternativa correta é: A - a abordagem centrada no usuário e no acesso, em vez de apenas na descrição física dos itens.
Explicação do Tema Central:
O RDA é um padrão utilizado para a descrição e acesso de recursos de informação, que veio como sucessor do AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules). A principal diferença entre eles é a ênfase do RDA na usabilidade e facilidade de acesso aos recursos, ajustando-se melhor ao ambiente digital e às necessidades dos usuários.
Justificativa da Alternativa Correta (A):
A opção A destaca a mudança fundamental do RDA em relação ao AACR2: a transição de uma abordagem focada apenas na descrição física para uma que considera o acesso e a experiência do usuário. O RDA foi desenvolvido para facilitar não só a descrição de conteúdos, mas também para aprimorar o acesso e a descoberta dos mesmos, utilizando princípios modernos de catalogação. Esta evolução atende melhor às necessidades dos usuários em um ambiente de informação digital e em rede.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - a eliminação completa de regras para descrição de recursos eletrônicos
Esta afirmação é incorreta porque o RDA não elimina regras para recursos eletrônicos; ao contrário, ele as adapta e atualiza para melhor lidar com formatos digitais, em vez de ignorá-los.
C - a padronização de todos os registros bibliográficos em formato MARC
O RDA não padroniza registros no formato MARC. Na verdade, ele é independente de formato e pode ser utilizado com vários padrões de codificação, embora muitas bibliotecas ainda usem o MARC como um dos formatos para a implementação do RDA.
D - a desconsideração de relações entre obras, expressões e manifestações
Esta é uma afirmação incorreta porque o RDA, na verdade, reforça a importância das relações entre obras, expressões, manifestações e itens, seguindo o modelo conceitual FRBR (Functional Requirements for Bibliographic Records), que é central para sua estrutura.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo