Como base para o planejamento do tratamento periodontal, dev...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
O tema central desta questão é o diagnóstico e avaliação clínica de doenças periodontais, que são fundamentais para o planejamento do tratamento periodontal. A questão exige conhecimentos sobre os sinais clínicos das doenças periodontais e o uso de exames complementares, como sondagem e radiografias, na prática clínica.
A alternativa A é correta porque descreve de maneira precisa as características clínicas das doenças periodontais: alterações na cor e na textura da gengiva, como rubor e edema, além da tendência aumentada de sangramento à sondagem (BOP) no sulco gengival/bolsa. Esses sinais são típicos de doenças periodontais, sendo fundamentais na avaliação clínica.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - Esta alternativa comete um erro ao dizer que os defeitos ósseos horizontais são causados por perda óssea em índices diferentes. Na verdade, esses defeitos são caracterizados por perda óssea uniforme ao longo do eixo do dente, não havendo diferenças significativas nos índices ao redor e nas superfícies dos dentes.
C - A afirmação de que o sangramento à sondagem tem excelente valor preditivo para a progressão da doença é equivocada. O sangramento à sondagem, embora indique inflamação, não é um preditor confiável de progressão da periodontite. Além disso, a presença de inflamação não necessariamente indica que a doença irá progredir.
D - Embora esta alternativa descreva corretamente fatores que influenciam medições com sondas periodontais, a questão pede a afirmação correta sobre avaliações e exames complementares para diagnóstico, e não detalhamentos sobre a técnica de sondagem. Portanto, não responde adequadamente ao que foi solicitado no enunciado.
Com essas explicações, espero ter ajudado a compreender melhor como abordar questões sobre diagnóstico periodontal. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) as doenças periodontais são caracterizadas pelas alterações da cor e da textura da gengiva, por exemplo, rubor e edema, assim como aumento da tendência a sangramento à sondagem (BOP) na área do sulco gengival/bolsa.
B) nas radiografias, a periodontite pode ser reconhecida pela perda moderada à avançada do osso alveolar. Os defeitos ósseos horizontais são resultados de perda óssea que ocorre em índices diferentes ao redor e nas superfícies dos dentes. Defeitos osseos VERTICAIS.
C) A presença do sintoma sangramento à sondagem no fundo do sulco/bolsa gengival está associado à presença de infiltrado de células inflamatórias. A ocorrência de tal sangramento é indicativo de progressão da doença com excelente valor preditivo. Uma sonda periodontal é introduzida no fundo da bolsa gengival/periodontal e é movida delicadamente ao longo da superfície dentária. Se o sangramento for provocado ao introduzir a sonda, será considerado “BOP” – positivo. SANGRAMENTO À SONDAGEM (BOP POSITIVO) é um sinal clínico, e não sintoma.
D) uma grande variedade de fatores pode influenciar as medições feitas com as sondas periodontais, incluindo: (1) a espessura e o formato da sonda usada; (2) a angulação e o posicionamento da sonda devido às características anatômicas, como o contorno da superfície dentária; (3) a escala de graduação e o material de fabricação da sonda periodontal; (4) a pressão aplicada sobre o instrumento durante a sondagem e (5) o fenótipo gengival. INFLUENCIAM A SONDAGEM - Pressão aplicada, espessura da ponta ativa, grau de infiltração do periodonto, presença de cálculo, placa e sangramento; anatomia e inclinação radicular.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo