Como base para o planejamento do tratamento periodontal, dev...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) as doenças periodontais são caracterizadas pelas alterações da cor e da textura da gengiva, por exemplo, rubor e edema, assim como aumento da tendência a sangramento à sondagem (BOP) na área do sulco gengival/bolsa.
B) nas radiografias, a periodontite pode ser reconhecida pela perda moderada à avançada do osso alveolar. Os defeitos ósseos horizontais são resultados de perda óssea que ocorre em índices diferentes ao redor e nas superfícies dos dentes. Defeitos osseos VERTICAIS.
C) A presença do sintoma sangramento à sondagem no fundo do sulco/bolsa gengival está associado à presença de infiltrado de células inflamatórias. A ocorrência de tal sangramento é indicativo de progressão da doença com excelente valor preditivo. Uma sonda periodontal é introduzida no fundo da bolsa gengival/periodontal e é movida delicadamente ao longo da superfície dentária. Se o sangramento for provocado ao introduzir a sonda, será considerado “BOP” – positivo. SANGRAMENTO À SONDAGEM (BOP POSITIVO) é um sinal clínico, e não sintoma.
D) uma grande variedade de fatores pode influenciar as medições feitas com as sondas periodontais, incluindo: (1) a espessura e o formato da sonda usada; (2) a angulação e o posicionamento da sonda devido às características anatômicas, como o contorno da superfície dentária; (3) a escala de graduação e o material de fabricação da sonda periodontal; (4) a pressão aplicada sobre o instrumento durante a sondagem e (5) o fenótipo gengival. INFLUENCIAM A SONDAGEM - Pressão aplicada, espessura da ponta ativa, grau de infiltração do periodonto, presença de cálculo, placa e sangramento; anatomia e inclinação radicular.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo