Nem todas as empresas abraçam a sustentabilidade como compo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2015 - UFSM - Administrador |
Q542754 Meio Ambiente

Nem todas as empresas abraçam a sustentabilidade como componente fundamental da gestão. Pelo contrário, muitas implantam soluções precárias, respondendo apenas às demandas mais urgentes e protelando a criação de um sistema de gestão eficaz. Por isso, é comum encontrar organizações que se dizem "verdes", mas, na realidade, fazem pouco para diminuir seu impacto ambiental. O progresso rumo à sustentabilidade ocorre à medida que a empresa passa do controle de poluição à prevenção de poluição e, posteriormente, à abordagem estratégica da proteção à natureza. Isso pode ser considerado como fases de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) (CURI, 2011, p. 117).


Sobre as fases desse sistema, considere as afirmativas a seguir.


I - A preocupação básica na fase de controle de poluição é a de melhora da imagem perante clientes, fornecedores e comunidade. A postura típica nesta fase é conservadora, e a percepção de empresários e administradores é de redução de custo e melhoria da qualidade.


II - A preocupação básica na fase de prevenção de poluição é a do uso eficiente dos insumos. A postura típica nesta fase é reativa e proativa, e a percepção de empresários e administradores é de redução de custo e aumento da produtividade.


III - A preocupação básica na fase da abordagem estratégica é a da competitividade. A postura típica nesta fase é reativa e proativa, e a percepção de empresários e administradores é de vantagens competitivas.


Está(ão) correta(s)

Alternativas