Sabe-se que o papel da reposição volêmica em ambiente pré-ho...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q699331 Enfermagem

Sabe-se que o papel da reposição volêmica em ambiente pré-hospitalar está bem definido. Recomenda-se a solução de cristalóide, ringer lactato ou cloreto de sódio a 0,9%.

Sobre esse tratamento, assinale a assertiva que NÃO representa uma indicação de reposição volêmica.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A hipovolemia severa está associada à descompensação cardiovascular, à redução da perfusão celular e da oferta de oxigênio e ao desenvolvimento de acidose láctica. O objetivo da reposição volêmica no paciente traumatizado é minimizar o número de células acometidas pela má perfusão tecidual. 



Uma das consequências do TCE é a presença de hipertensão intracraniana (HIC) que tem como manifestações clínicas: cefaleia, vômitos, diminuição global do nível de consciência, tríade de Cushing (hipertensão arterial, bradicardia e alterações respiratórias), dilatação pupilar unilateral ou pupilas fixas e dilatadas bilateralmente, plegia ou postura motora de decorticação ou descerebração, principalmente unilaterais, diminuição de três ou mais pontos na escala de coma de Glasgow (ECG) ou ocorrência de herniação com parada cardiorrespiratória súbita. 



No atendimento inicial desses pacientes, deve-se realizar abordagem das vias aéreas (intubação traqueal se Glasgow < 8), da circulação e manutenção da ventilação adequada. É necessária uma avaliação neurológica com aplicação da Escala de Coma de Glasgow, avaliação pupilar e da resposta motora e realização de tomografia computadorizada. Uma lesão cerebral mais branda normalmente tem ECG de 13-15, uma lesão moderada tem ECG 9-12 e uma lesão grave tem ECG .



No TCE a reposição de volume por meio de soluções cristalóides, coloidais ou hemocomponentes restabelecem a função renal. Esteja atento à velocidade de infusão desses volumes para que não ocorra sobrecarga cardíaca. A monitoração cardíaca evidencia a possibilidade de arritmias cardíacas sugestivas de alterações bioquímicas como a hipocalemia ou hipercalemia, considerada como principal causa de morte em pacientes com IRA. 



Para minimizar os danos causados pela hemorragia, medidas devem ser adotadas rapidamente, como oxigenação adequada com máscara de O2 de 10-12 litros/minuto, instalação de dois acessos venosos calibrosos, infusão de um a dois litros (adultos) e 20 ml/kg (crianças) de solução cristalóide (soro fisiológico 0,9% ou Ringer Lactato) aquecidos a 39ºC. Aproveite para coletar amostras de sangue para tipagem sanguínea, provas cruzadas e teste de gravidez em mulheres. 
Com relação a avaliação do politrauzamitizado, após a avaliação secundária e estabilização hemodinâmica, o cliente é encaminhado para a realização de exames e procedimentos diagnósticos, como será discutido em cada trauma. Se o hospital não oferecer recursos necessário para o diagnóstico e tratamento definitivo do cliente traumatizado, todos os esforços deverão ser feitos para que a transferência seja realizada o mais rápido possível, utilizando a regulação de vagas. 



Portanto o que não representa uma indicação de reposição volêmica é o transportes em longas distâncias, já que essa é uma atividade que sempre deve ser evitada no paciente grave.

Resposta da Banca C - O TCE com hipertensão intracraniana não é indicação absoluta para reposição volêmica, deve-se administrar um volume moderado para manter a diurese.

Gabarito do Professor: Letra D - após a avaliação secundária e estabilização hemodinâmica, o cliente é encaminhado para a realização de exames e procedimentos diagnósticos, como será discutido em cada trauma. Se o hospital não oferecer recursos necessário para o diagnóstico e tratamento definitivo do cliente traumatizado, todos os esforços deverão ser feitos para que a transferência seja realizada o mais rápido possível. Logo, o transporte a longas distâncias deve ser evitado e caso seja feito o transporte não é um motivo para reposição volêmica.

Bibliografia:

Curso de especialização profissional de nível técnico em enfermagem – livro do aluno: urgência e emergência / coordenação técnica pedagógica Julia Ikeda Fortes ... [et al.]. São Paulo : FUNDAP, 2010. 
Costa LGV, et al. Expansores do plasma. Medicina Peroperatória em http://www.saj.med.br/uploaded/File/artigos/Expans...



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se você fizer reposição volêmica com uma quantidade grande de solução, você pode elevar ainda mais a PIC. lembrando que PPC=PAM-PIC

alternativa correta:

C. Vítimas de Traumatismo Craniencefálico associado à hipertensão intracraniana.

justificativa

A reposição volêmica em pacientes com traumatismo cranioencefálico e hipertensão intracraniana pode exacerbar o aumento da pressão intracraniana, podendo ser prejudicial. Nestes casos, a gestão deve ser cautelosa para evitar o agravamento da condição.

análise das demais alternativas

[A]: [Queimaduras, porque reduz a morbidade]: Reposição volêmica é essencial no manejo de queimaduras para evitar choque hipovolêmico e reduzir morbidade.

[B]: [Pacientes encarcerados ou presos em ferragens]: Necessário para manter a perfusão tecidual adequada enquanto não são liberados.

[D]: [Transportes em longas distâncias]: Importante para manter estabilidade hemodinâmica durante o transporte prolongado.

resumo:

A reposição volêmica não é indicada para vítimas de traumatismo cranioencefálico associado à hipertensão intracraniana devido ao risco de aumentar a pressão intracraniana.

pontos chave

  • Reposição volêmica é contraindicada em casos de hipertensão intracraniana.
  • Essencial para queimaduras para evitar choque hipovolêmico.
  • Necessária para pacientes presos em ferragens para manter perfusão.
  • Importante em transportes longos para estabilidade hemodinâmica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo