Para esse paciente, indica-se a prescrição de metilfenidato...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos compreender o quadro clínico descrito e a indicação terapêutica sugerida. O texto refere-se a um jovem de 18 anos com dificuldades de atenção e concentração, impulsividade, agitação, uso diário de álcool e maconha, além de sintomas depressivos como tristeza, baixa autoestima e desesperança.
O tema central aqui é a avaliação do tratamento adequado para um paciente que apresenta sintomas compatíveis com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além de um provável transtorno de uso de substâncias e sintomas depressivos.
A questão pede que julguemos a indicação do metilfenidato, um estimulante frequentemente prescrito para TDAH. No entanto, a dosagem e o horário de administração sugeridos na alternativa (08h, 12h, 16h e 22h) são inadequados.
Alternativa Correta: E - errado
Justificativa: O metilfenidato é utilizado para tratar sintomas de TDAH, mas sua administração deve ser cuidadosa. A prescrição às 22h não é apropriada, pois o metilfenidato, sendo um estimulante, pode causar insônia. O horário correto de administração seria durante o dia, evitando-se doses à noite.
Além disso, antes de iniciar o tratamento farmacológico, deve-se considerar a abordagem do uso de substâncias, visto que o uso diário de álcool e maconha pode exacerbar ou mascarar sintomas psiquiátricos.
Dessa forma, a alternativa é incorreta porque não segue as diretrizes de tratamento adequadas para o uso de metilfenidato em pacientes que também apresentam uso de substâncias e sintomas depressivos. Uma avaliação mais abrangente e um plano terapêutico que inclua tratamento para o transtorno de uso de substâncias e suporte psicossocial seriam indicados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo