A redemocratização do Brasil, que se consolidou ao longo da ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central:
A questão aborda a redemocratização do Brasil, um processo histórico ocorrido na década de 1980, que marcou o fim da ditadura militar e o retorno ao regime democrático. O foco principal da questão é o movimento popular que lutou por eleições diretas para a presidência em 1984.
Alternativa Correta: A - Diretas Já
A alternativa correta é A - Diretas Já. O movimento Diretas Já foi um dos mais significativos durante o processo de redemocratização do Brasil. Ele surgiu em 1984 e consistiu em uma série de manifestações populares que exigiam a realização de eleições diretas para a presidência da República. Embora as eleições diretas não tenham ocorrido imediatamente, o movimento foi crucial para mobilizar a sociedade e pressionar por mudanças democráticas.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Nova República: Esta alternativa está incorreta porque a Nova República se refere ao período histórico que se seguiu ao fim do regime militar, caracterizado pelo governo de José Sarney após a eleição indireta de Tancredo Neves em 1985. Não é um movimento específico, mas sim uma fase política.
C - Movimento Estudantil: Embora os estudantes tenham tido uma participação importante na história política do Brasil, especialmente durante a ditadura, o Movimento Estudantil não foi específico para as eleições diretas de 1984. Ele é mais associado a lutas por democracia em geral e por direitos estudantis.
D - Movimento pela Anistia: Este movimento foi relevante no processo de redemocratização porque lutou pelo perdão aos perseguidos políticos durante a ditadura militar. No entanto, o Movimento pela Anistia não estava diretamente associado à campanha pelas eleições diretas, que é o foco da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
DIRETAS JÁ
Esse movimento foi marcado por comícios e manifestações em várias cidades brasileiras, reunindo milhões de pessoas que exigiam o fim das eleições indiretas e a realização de eleições diretas para presidente. Apesar do grande apoio popular, a Emenda Dante de Oliveira, que previa a realização de eleições diretas, não foi aprovada pelo Congresso Nacional. As eleições diretas para presidente só ocorreram em 1989.
GABARITO A
O Movimento pela Anistia um movimento político e social que surgiu durante a ditadura militar, com o objetivo de obter a anistia para presos políticos, exilados e todos aqueles que sofreram perseguições políticas durante o regime. A campanha pela anistia culminou na aprovação da Lei da Anistia em 28 de agosto de 1979, que concedeu perdão a todos que cometeram crimes políticos ou eleitorais e àqueles que sofreram restrições em seus direitos políticos entre 1961 e 1979.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo