É correto afirmar a respeito da Carta de Atenas:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - O projeto urbanístico deve projetar no espaço e controlar as 4 funções básicas: morar, trabalhar, divertir-se e circular.
A Carta de Atenas é um documento fundamental no urbanismo moderno, elaborado durante o Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM) em 1933, liderado por Le Corbusier. Este documento estabeleceu diretrizes e princípios para o planejamento urbano, focando nas necessidades do ser humano em um ambiente urbano funcional.
A alternativa C está correta porque a Carta de Atenas realmente enfatiza a importância de quatro funções essenciais em um ambiente urbano: morar, trabalhar, divertir-se e circular. Essas funções são consideradas fundamentais para a organização racional das cidades, visando melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - A carta desvincula fatores econômicos e políticos do fator urbanístico.
Errado. Na verdade, a Carta de Atenas reconhece a importância dos fatores econômicos e políticos na configuração dos espaços urbanos. Ela entende que o planejamento urbano não pode ser isolado desses contextos.
B - Foi escrita em 1921.
Errado. A Carta de Atenas foi desenvolvida em 1933 durante o CIAM e publicada em 1943. A data de 1921 não está relacionada a este documento específico.
D - A Carta não leva em consideração o isolamento humano.
Errado. A Carta de Atenas, ao focar nas funções de morar, trabalhar, divertir-se e circular, busca justamente evitar o isolamento humano, promovendo espaços integrados e funcionais que atendam às necessidades sociais dos indivíduos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembrar de Le Corbusier: trabalhar / morar/ circular / recrear
Letra C
*curiosidade:
As 4 funções de Le Corbusier é, ao meu ver, uma paráfrase do grande apóstolo Paulo que costumava dizer que os 4 pilares para evolução espiritual são: Amar / Trabalhar / Esperar / Perdoar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo