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Ano: 2010 Banca: BIO-RIO Órgão: Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Q1219786 Filosofia
No Livro I da Ética de Espinosa o autor aborda as questões fundamentais da metafísica. Tendo como base esse texto podemos dizer que para Espinosa todas as afirmações abaixo são corretas EXCETO: 
Alternativas

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A alternativa correta, ou seja, a exceção entre as afirmações apresentadas, é a Alternativa D - Deus é criador e transcendente.

A questão se baseia no entendimento da metafísica de Espinosa, particularmente no que ele expõe em seu Livro I da Ética. Espinosa é conhecido por seu conceito de "Deus sive Natura" (Deus ou Natureza), que é uma ideia central em sua filosofia.

Espinosa e Deus: Espinosa identifica Deus com a própria natureza, o que implica que Deus é imanente ao mundo, ou seja, está presente em tudo e é tudo, ao invés de ser um criador separado ou transcendente. Isso se reflete diretamente na rejeição da Alternativa D, pois Espinosa não vê Deus como transcendente, mas como uma substância infinita que se manifesta em tudo.

Alternativa A - Deus é a própria natureza: Esta afirmação está correta no contexto da filosofia de Espinosa. Para ele, Deus e a Natureza são sinônimos.

Alternativa B - Deus é a substância infinita: Espinosa descreve Deus como a única substância que existe, que é infinita e que contém todas as coisas dentro de si, o que torna esta proposição correta.

Alternativa C - Deus é causa primeira: Para Espinosa, Deus é a causa de si mesmo e de tudo que existe, o que está em conformidade com a visão tradicional de Deus como causa primeira.

Alternativa E - Deus é um princípio metafísico: Esta afirmação também está correta, já que, para Espinosa, Deus é o fundamento último da realidade e da existência, um princípio metafísico fundamental.

Assim, todas as alternativas, exceto a Alternativa D, estão de acordo com a visão de Espinosa sobre Deus. Ele não via Deus como um ser criador separado que transcende o universo, mas como uma entidade que é o próprio universo e tudo o que nele existe.

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Para Espinosa, Deus é substância, pela qual o mundo todo é feito, logo, ele não é nenhum criador nem figura transcendental, mas, sim, a própria natureza.

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