De acordo com a Lei 8.080/90, assinale a alternativa correta:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
Vamos entender melhor o tema da questão: a Lei 8.080/90, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, é um marco legal do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Essa lei estabelece as diretrizes para a organização, funcionamento e financiamento das ações e serviços de saúde no país.
A questão testa o conhecimento sobre os princípios e diretrizes que regem o SUS, conforme estabelecido pela Lei 8.080/90. Vamos analisar cada alternativa para entender por que a C é a correta e as demais são incorretas:
Alternativa A: "De acordo com essa Lei, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado desaprovar as condições indispensáveis ao seu pleno exercício."
Essa alternativa está incorreta porque há um erro de interpretação. A Lei 8.080/90 realmente estabelece que a saúde é um direito fundamental, porém o correto é que o Estado deve prover as condições indispensáveis para o seu pleno exercício, e não "desaprovar".
Alternativa B: "O dever do Estado com a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade."
Essa alternativa está incorreta porque a Lei 8.080/90 deixa claro que a responsabilidade pela saúde é compartilhada. O dever do Estado com a saúde não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Alternativa C: "Essa Lei regula em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados, isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado."
Essa alternativa está correta. A Lei 8.080/90 realmente regula todas as ações e serviços de saúde no Brasil, sejam eles executados por entes públicos ou privados, de forma isolada ou em conjunto, e em caráter permanente ou eventual.
Alternativa D: "O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Múltiplo de Saúde."
Essa alternativa está incorreta porque o termo correto é Sistema Único de Saúde (SUS), e não "Sistema Múltiplo de Saúde."
Alternativa E: "A iniciativa privada não poderá participar do Sistema Único de Saúde - SUS, em nenhuma circunstância."
Essa alternativa está incorreta porque a Lei 8.080/90 permite a participação complementar da iniciativa privada no SUS, de acordo com diretrizes específicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a)Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.
b)§ 2º O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
c)Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. CORRETA
d)Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).
e)§ 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.
LEI 8080
DISPOSIÇÃO PRELIMINAR
ART.1º ESTA LEI REGULA, EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, AS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE, EXECUTADOS ISOLADA OU CONJUNTAMENTE, EM CARÁTER PERMANENTE OU EVENTUAL, POR PESSOAS NATURAIS OU JURÍDICAS DE DIREITO PÚBLICO OU PRIVADO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo