TDAH e transtorno do espectro autista podem ser diagnostica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685746 Psiquiatria
Um jovem de 18 anos de idade, depois de começar a trabalhar em uma agência de viagens, procura atendimento psiquiátrico por aconselhamento da gerente que observou suas dificuldades em completar uma tarefa, seguir uma instrução e escutar quando alguém está falando com ele. Tem impulsividade e agitação. É desorganizado, distraído e demonstra muitas dificuldades escolares desde a infância, pois é difícil para ele conseguir se concentrar. Há quatro anos, usa álcool e maconha diariamente, várias vezes ao dia, inclusive no horário do trabalho. Sente-se também muito triste, com baixa autoestima, desesperançoso e com vontade de morrer. Para ele, parece que nunca vai conseguir ser feliz. Sua família sempre considerou que ele era “malcriado” e “preguiçoso”, por isso nunca procurou atendimento médico para ele.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
TDAH e transtorno do espectro autista podem ser diagnosticados concomitantemente.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, precisamos entender o tema central, que é a possibilidade de diagnósticos concomitantes de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses transtornos são muitas vezes abordados de forma isolada, mas é importante saber que podem coexistir em um mesmo indivíduo.

A alternativa correta é C - certo. De acordo com o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), é possível que TDAH e TEA sejam diagnosticados concomitantemente em uma pessoa. Isso ocorre porque, embora compartilhem algumas características, como dificuldades de atenção e problemas sociais, eles apresentam critérios diagnósticos distintos e podem ocorrer simultaneamente.

Justificativa: Neste caso clínico, o jovem apresenta sintomas que podem ser associados a ambos os transtornos. A impulsividade, agitação, desorganização e distração são características do TDAH. As dificuldades em seguir instruções e escutar quando alguém fala, bem como os desafios sociais, podem ser presentes tanto no TDAH quanto no TEA.

Por que a alternativa E - errado não é correta? Porque afirmar que TDAH e TEA não podem ser diagnosticados juntos contraria a literatura atual, que reconhece a possibilidade de coocorrência desses transtornos.

Portanto, a resposta correta é C - certo, pois está em conformidade com as diretrizes diagnósticas atuais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo