Acerca das ideias expressas no texto e da tipologia que o ca...
Suzanne Daveau. Os tipos de tempo em Coimbra (dez. 1663 – set. 1665), nas cartas de Padre Antônio Vieira. In: Revista Finisterra, v. 32, n.º 64, Lisboa, 1997, p. 109-15.
Internet: www.ceg.ul.pt(com adaptações).
Constata-se no texto que o emprego da linguagem conotativa nas anotações climáticas nas cartas de Antônio Vieira visava obstar a compreensão da leitura dessas cartas por quem não fosse o seu destinatário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Esta CERTO.
Esse entendimento proposto na assertiva é pleno no último parágrafo do texto. Vejamos por partes:
Convém não esquecer que as anotações climáticas nas cartas de Antônio Vieira podiam ter, às vezes, valor puramente metafórico ... (uso de conotação, sentido figurado)
No ambiente de acesas intrigas palacianas que o Padre acompanhava a distância, ele deixa mais de uma vez transparecer o receio de que as cartas dele e dos seus correspondentes fossem abertas e lidas ... (portanto, visava obstar a compreensão da leitura dessas cartas por quem não fosse o seu destinatário)
Por isso, expressa-se muitas vezes por alusões e metáforas ... (nova afirmação sobre o uso de linguagem conotativa e figurada)
Por exemplo, a 20 de julho, escrevia a D. Teodósio: “Em tempo de tanta tempestade, não é seguro navegar sem roteiro.” Tratava-se apenas, na realidade, de combinar o percurso para um encontro clandestino estival nas margens do Mondego. O contexto permite, quase sempre, desfazer as dúvidas.
Certo visto que obstar significa causar impedimento; opor-se
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo