No que se refere à forma de intervenção ideológica ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: METRÔ-DF Prova: IADES - 2014 - METRÔ-DF - Assistente Social |
Q411292 Serviço Social
No que se refere à forma de intervenção ideológica fundamentada no assistencialismo, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

As ações de cunho assistencialista têm suas bases pautadas na noção de ajuda ao próximo, benemerência, filantropia, apoiando-se muitas vezes, em práticas de voluntariado e de ajuda mútua, sem o reconhecimento da perspectiva de direito ou de política pública. Este tipo de ação, focalizada e pontual, acaba por reafirmar o individualismo, como se o próprio sujeito fosse o responsável pela sua situação, além de contribuir para desonerar o Estado e o capital de responder às sequelas da questão social transferindo para a sociedade civil essa incumbência. Nos primórdios do Serviço Social no Brasil, a profissão era fundamentada no conservadorismo, predominando a intervenção assistencialista, focada em atividades moralistas, de formação doméstica, integração do trabalhador a empresa e a sociedade. 


RESPOSTA: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Trata-se mesmo de um histórico conservadorismo, radicado na profissão desde o seu surgimento entre nós. Recorde-se o que escreveu o melhor analista do surgimento do Serviço Social no Brasil, resumindo a particularidade da relação da profissão com o bloco católico: a constituição do Serviço Social instaurou “uma forma de intervenção ideológica que se baseia no assistencialismo como suporte de uma atuação cujos efeitos são essencialmente políticos: o enquadramento das populações pobres e carentes, o que engloba o conjunto das classes exploradas. Não pode também ser desligado do contexto mais amplo em que se situa a posição política assumida e desenvolvida pelo conjunto do bloco católico: a estreita aliança com o ‘fascismo nacional’, o constituir-se num polarizador da opinião de direita através da defesa de um programa profundamente conservador, a luta constante e encarniçada contra o socialismo, a defesa intransigente das relações sociais vigentes” (Carvalho, in Iamamoto e Carvalho, 1983: 221-222).

 

http://welbergontran.com.br/cliente/uploads/4c5aafa072bcd8f7ef14160d299f3dde29a66d6e.pdf

Galera atentem-se ao enunciado : "intervenção ideológica"  , logo só cabia a letra B mesmo 

1967 - Perspectiva Modernizadora (Netto, 1994): abarca teorias funcionalistas (bom funcionamento social), estruturalista e sistêmica (positivismo),  caracterizada pela modernização conservadora. É um projeto renovador tecnocrático. Ajusta-se ao projeto de governo para atender o grande capital. Baseia-se na modernização tecnológica e em processos de relações interpessoais como mediações do desenvolvimento social e do enfrentamento da marginalidade e da pobreza. Essa perspectiva esteve presente no Seminário de Araxá e Teresópolis.
1970- Reatualização do conservadorismo (visão Fenomenológica): Prioriza aquelas concepções de pessoa, tutela, diálogo e transformação social dos sujeitos do começo da profissão. Essa perspectiva esteve presente no Seminário de Sumaré (1978) e no Seminário do Alto da Boa Vista (1984). Trouxe de volta os elementos do conservadorismo e do pensamento católico.
1980 - Intenção de ruptura: entende a profissão como inserida na sociedade de classes. No 1º momento é a aproximação do marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx, mas de outros autores que interpretavam Marx. Questiona-se a prática institucional conservadora e seus objetivos de adaptação social. Essa direção será a base para construção do atual projeto ético-político hegemônico do Serviço Social.

Profª Juliana Nunes - Estratégia Concursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo