O abuso persistente e a dependência de etanol resultam em u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685752 Psiquiatria
Os sintomas depressivos do caso clínico anterior, associados com os problemas relacionados à utilização de substâncias, fez com que o psiquiatra receitasse o uso de sertralina 50 mg/dia. No entanto, o paciente começou a reclamar de disfunção sexual, tanto de diminuição da libido quanto de retardo do orgasmo.


Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
O abuso persistente e a dependência de etanol resultam em uma regulação descendente dos receptores GABA e ascendente dos receptores NMDA, de modo que a descontinuação aguda dessa substância produz um estado de hiperexcitação caracterizado por delirium tremens.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - certo

O tema central da questão é a relação entre o uso de substâncias, especificamente o etanol, e as alterações neurobiológicas decorrentes, além de seus efeitos clínicos, como o delirium tremens. Para resolver essa questão, é necessário ter um bom entendimento sobre a neurofisiologia do cérebro e o impacto do consumo de álcool nos receptores GABA e NMDA.

O etanol atua como um depressor do sistema nervoso central e interfere no funcionamento dos receptores GABA (ácido gama-aminobutírico) e NMDA (N-metil-D-aspartato). Durante o uso crônico de etanol, há uma regulação descendente dos receptores GABA, que são inibitórios, e uma regulação ascendente dos receptores NMDA, que são excitatórios. Isso significa que, com o tempo, o cérebro se adapta ao etanol, reduzindo sua sensibilidade aos efeitos inibitórios e necessitando de mais estímulos para alcançar o mesmo efeito.

Quando o consumo de etanol é interrompido abruptamente, essa adaptação neurobiológica resulta em um estado de hiperexcitação no sistema nervoso central, já que há menos ação inibitória do GABA e uma ação excitadora aumentada dos receptores NMDA. Isso pode levar ao delirium tremens, uma condição grave caracterizada por agitação, confusão, alucinações e até convulsões.

Assim, a afirmação está correta porque descreve precisamente o mecanismo fisiológico envolvido no abuso de etanol e suas consequências após a retirada.

Por que a outra alternativa é incorreta: Como a questão pede para julgar apenas um item, a alternativa incorreta não é relevante nesse contexto, pois ser a alternativa "errada" é apenas uma forma de conduzir o candidato à resposta correta.

Espero que este comentário tenha te ajudado a entender melhor o conteúdo! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo