O sistema musculoesquelético do recém-nascido pré-termo é mo...
O sistema musculoesquelético do recém-nascido pré-termo é moldado pelo efeito da gravidade, mobilidade e alinhamento em que será posicionado pelo cuidador durante a permanência na UTI neonatal. Com relação ao posicionamento do RN no leito, pode-se afirmar que a posição:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - prona melhora a oxigenação e a ventilação.
O posicionamento do recém-nascido (RN) na UTI neonatal é crucial para o desenvolvimento e bem-estar do sistema musculoesquelético, além de ter impacto direto sobre a função respiratória e digestiva. Cada posição tem suas características específicas e consequências para a saúde do RN.
Justificativa para a alternativa correta (D): A posição prona é frequentemente utilizada em UTIs neonatais porque está associada a uma melhor oxigenação e ventilação. Quando o RN está de bruços, há um aumento da capacidade residual funcional e uma distribuição mais uniforme da ventilação nos pulmões, o que facilita a troca gasosa.
Análise das alternativas incorretas:
A - Posição supina e episódios de refluxo: A posição supina (deitado de costas) é frequentemente associada a uma maior incidência de refluxo gastroesofágico nos RNs, mas a questão não afirma algo que seja amplamente aceito como um problema significativo exclusivamente nesta posição. No entanto, não é a melhor escolha comparada à melhora ventilatória na prona.
B - Posição supina e drenagem venosa cerebral: A posição supina não tem um impacto negativo significativo na drenagem do fluxo venoso cerebral. De fato, é posicionada com a cabeça não hiperfletida, a drenagem é geralmente adequada. Assim, esta afirmação é incorreta.
C - Posição ventral e episódios de bradicardia e apneia: A posição ventral ou prona, ao contrário do que a alternativa sugere, é conhecida por reduzir episódios de apneia e bradicardia em prematuros. Esta é uma das razões pelas quais a posição prona é favorecida em determinados casos.
E - Posição lateral esquerda e esvaziamento gástrico: A posição lateral esquerda pode de fato ajudar no esvaziamento gástrico, mas não é uma das posições mais usadas para melhorar significativamente a ventilação e oxigenação comparando com a prona.
O entendimento do impacto das diferentes posições ajuda a equipe de enfermagem a otimizar os cuidados com o RN, especialmente em casos de prematuridade e instabilidade respiratória.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo