A palavra destacada atende às exigências de concordância da ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E) Os resultados de pesquisas recentes mostram que 67% das pessoas consultam os jornais diariamente.
Comentário: expressões com porcentagem seguidas de determinante o verbo irá concordar com o determinante, ou com o numeral, que no caso também é plural.
GABARITO. E
GABARITO: LETRA E
A) Atualmente, causa impacto nas eleições de vários países as notícias falsas ? incorreto, o quê causa impacto? As notícias (sujeito simples com núcleo no plural, o correto é "causam").
B) A recomendação de testar a veracidade das notícias precisam ser seguidas, para não prejudicar as pessoas ? o quê precisa? A recomendação (=sujeito simples com núcleo no singular, verbo fica no singular "precisa").
C) O propósito de conferir grandes volumes de dados resultaram na criação de serviços especializados ? o quê resulta? O propósito (=sujeito simples com núcleo no singular, verbo fica no singular "resulta").
D) Os boatos causam efeito mais forte do que as notícias reais porque vem acompanhados de títulos chamativos ? o quê vem? Os boatos (=eles, o correto é "vêm" concordando com o sujeito que está no plural).
E) Os resultados de pesquisas recentes mostram que 67% das pessoas consultam os jornais diariamente ? correto, concordância feita corretamente no plural, concordando com a porcentagem ou com o determinante (=ambos no plural).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
perfeito! :)
Pessoal gostaria de deixar um alerta com relação à concordância com o núcleo do sujeito ou com a expressão partitiva. Existem bancas que não consideram facultativa a concordância com ambos, mas admitem apenas com o núcleo, a IADES é uma dessas bancas.
DUPLA CONCORDANCIA COM PARTE {69% NO PLURAL OU [DAS PESSOAS NO PLURAL TAMBÉM,MESMO VINDO PRECEDIDO DE PREPOSIÇÃO ,POIS QUANDO FAZ REFERENCIA AO SUJEITO PARTITIVO PARTE PODE CONCORDA COM PARTE OU PODE CONCORDA COM TODO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo