Segundo a FAO (Food Agriculture Organization), o grau de deg...
Segundo a FAO (Food Agriculture Organization), o grau de degradação dos solos no mundo pode ser apresentado a seguinte classificação: 8,0% moderadamente degradados; 10% em recuperação; 25% degradados; 36% apresentam-se estáveis ou levemente degradados. E, os outros 20% correspondem às áreas sem cobertura vegetal (18%) ou cobertas por água (2,0%).
Considerando as afirmações sobre degradação do meio ambiente, assinale a alternativa correta:
1- As práticas agrícolas intensivas contribuem para a degradação ambiental, pois causa provoca perda da biodiversidade e poluem de mananciais superficiais e subterrâneos.
2- Os agrotóxicos são um dos grandes poluentes do solo, provenientes das atividades agrícolas.
3- O uso indiscriminado de adubos químicos juntamente com um sistema de drenagem ineficiente são fatores que contribuem para o processo de salinização do solo.
4- O excesso de sal no solo pode prejudica a germinação das sementes e o desenvolvimento de plantas muito jovens.
5- Quando a concentração de sais no solo é superior ao tolerado pela planta, seu crescimento é diretamente comprometido em virtude basicamente de dois processos: aumento da absorção de água resultante do efeito osmótico ou déficit hídrico; e baixa concentração de íons no fluxo transpiratório que causa injúrias nas folhas.
6- A fitorremediação é pouco eficaz em solos salino-sódicos. Essa técnica visa diminuir o excesso de sais do solo através de plantas glicófitas, que apresentam alta capacidade de acumular sais na parte aérea.