Situação-Problema: Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) loc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3155954 Odontologia
Situação-Problema:
Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em uma região com alta prevalência de cáries em escolares, o cirurgião-dentista é desafiado a implementar uma estratégia eficaz para promover a saúde bucal e reduzir a incidência de lesões cariosas. Considerando as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), qual das ações abaixo é mais adequada?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

A questão aborda a implementação de estratégias eficazes para a promoção da saúde bucal em uma comunidade escolar, utilizando as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Este é um tema relevante, pois se concentra na promoção da saúde preventiva, que é um dos pilares do SUS.

**Resumo Teórico:** A saúde bucal coletiva foca na prevenção e promoção da saúde, especialmente em ambientes escolares, onde a educação em saúde pode ter um impacto significativo a longo prazo. A escovação supervisionada e o uso de dentifrícios fluoretados são estratégias comprovadas para a redução da incidência de cáries, conforme preconizado por diretrizes nacionais como a PNAB.

Justificativa da Alternativa E: A alternativa E sugere a realização de atividades intersetoriais em parceria com escolas, utilizando técnicas de escovação supervisionada com dentifrícios contendo 1.450 ppm de flúor. Essa abordagem é a mais alinhada com as diretrizes da PNAB, pois integra ações educativas, preventivas e envolve parcerias que abrangem a comunidade escolar, promovendo a saúde bucal de forma ampla e contínua.

**Análise das Alternativas Incorretas:**

A: Embora a aplicação de verniz fluoretado possa reduzir cáries, campanhas semestrais isoladas não são tão abrangentes quanto as intervenções contínuas e supervisionadas na escola.

B: Focar em atendimentos clínicos de alta complexidade não promove a prevenção de novas cáries e contraria a lógica de prevenção da PNAB, que prioriza ações coletivas e preventivas.

C: Triagens para identificar apenas casos avançados segmentam o cuidado, ao invés de promover a saúde de maneira uniforme entre toda a população escolar.

D: A distribuição de escovas e cremes dentais sem intervenções educativas não garante que os itens sejam usados corretamente para prevenção de cáries.

Concentre-se sempre na prevenção e educação como estratégias principais na saúde bucal coletiva, especialmente dentro do contexto das políticas de saúde pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo