Em "(...) o que acaba afetando o emprego e os gastos do gov...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2006693 Português

TEXTO I PARA A QUESTÃO.

CIDADANIA NO BRASIL 




(http://www.do.ufgd.edu.br/mariojunior/arquivos/cidadania_brasil.pdf)

O TEXTO I acima aborda aspectos sociológicos, ligados à formação do povo brasileiro. Sobre os aspectos linguísticos presentes no TEXTO I, responda à próxima questão. 

Em "(...) o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, (...)" (linha 9), percebe-se, do ponto de vista dos fatores de textualidade, que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D. Há cadeia coesiva nos elementos de coesão textual "o" e "que".

Na frase em questão, os elementos "o" e "que" estabelecem uma relação de coesão, garantindo a continuidade e a conexão entre as ideias. "O" se refere a um antecedente mencionado anteriormente, e "que" introduz uma oração subordinada explicativa, contribuindo para a progressão do texto. Portanto, a presença desses elementos de coesão indica a existência de uma cadeia coesiva no trecho mencionado.

Relação de coesão entre os elementos O e QUE, explicando algo anteriormente citado.

D-gabarito

Em "Por outro lado, a ampliação da competição internacional coloca pressão sobre o custo da mão-de-obra e sobre as finanças estatais, o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, (...)" , percebe-se, do ponto de vista dos fatores de textualidade, que há cadeia coesiva nos elementos de coesão textual “o” e “que” [LETRA D].

 

De acordo com os cânones gramaticais, coesão é a amarração das partes do texto (palavras, expressões, frases, parágrafos) por meio de elementos linguísticos como conjunções, advérbios e pronomes. A coesão está relacionada à conexão (ou ao nexo) das partes do texto.

 

No fragmento “(...) o que acaba afetando o emprego e os gastos do governo, (...)”, o termo "o" funciona como PRONOME DEMONSTRATIVO (um dos elementos da coesão, como mostrei acima), justamente porque retoma um termo anterior. Já o termo "que" é um pronome relativo que retoma esse pronome demonstrativo.

 

No caso, a expressão "o que" retoma o fato de que a ampliação da competição internacional coloca pressão sobre o custo da mão-de-obra e sobre as finanças estatais.

 

Por isso, a letra D é a nossa resposta!

 

Analisemos os demais itens:

 

a)  falta total coesão sequencial marcada pelo conectivo “e”. == ERRADA.

 

Na verdade, o termo "e" estabelece sim ideia de coesão, já que se trata de uma conjunção coordenativa aditiva.

 

b)  há prejuízo textual em razão da utilização errada dos artigos. == ERRADA.

 

Na verdade, os artigos foram usados corretamente. Inclusive, eles são usados nos dois substantivos do fragmento "o emprego e os gastos" para manter o paralelismo sintático.

 

c)  há uso completamente reprovável do gerúndio em qualquer nível de linguagem. == ERRADA.

 

Na verdade, não há qualquer regra que reprove o uso do gerúndio em "acaba afetando", como propõe erroneamente o enunciado.

 

e)  falta o sujeito para o verbo “acabar”. == ERRADA.

 

Na verdade, o verbo “acabar” apresenta sim sujeito. Sintaticamente, o seu sujeito é o termo "que, o qual retoma o pronome demonstrativo "o". Por sua vez, esse pronome demonstrativo retoma a oração anterior: a ampliação da competição internacional coloca pressão sobre o custo da mão-de-obra e sobre as finanças estatais.

famoso PD "O", PR "QUE".

Bizu do flauflau

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo