Entre os conceitos a seguir, assinale a alternativa que apr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2021 Banca: NC-UFPR Órgão: PC-PR Prova: NC-UFPR - 2021 - PC-PR - Delegado de Polícia |
Q1825574 Medicina Legal
Entre os conceitos a seguir, assinale a alternativa que apresenta uma definição de medicina legal.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C

Conceito atribuído a Ambroise Paré, considerado o pai da Medicina Legal.

Ainda, complementando, na definição de outros autores:

· "É a aplicação de conhecimentos médicos aos problemas judiciais". (Nério Rojas)

· "É a ciência do médico aplicada aos fins da ciência do Direito". (Buchner)

· "É a arte de pôr os conceitos médicos ao serviço da administração da justiça". (Lacassagne)

· "É o estudo do homem são ou doente, vivo ou morto, somente naquilo que possa formar assunto de questões forense". (De Crecchio)

· "É a disciplina que utiliza a totalidade das ciências médicas para dar respostas às questões jurídicas". (Bonnet)

· "É a aplicação dos conhecimentos médico - biológicos na elaboração e execução das leis que deles carecem". (F. Favero)

· "É a medicina a serviço das ciências jurídicas e sociais". (Genival V. de França)

· "É o conjunto de conhecimentos médicos destinados a servir ao direito, cooperando na elaboração, auxiliando na interpretação e colaborando na execução dos dispositivos legais, no seu campo de ação de medicina aplicada". (Hélio Gomes).

bons estudos

Medicina legal é "a arte de fazer relatórios em juízo". Conceito de Ambroise Pare.

A medicina legal é uma disciplina ampla, pois não se resume a um campo da medicina, mas é construída através da soma de várias especialidades. O que elimina as outras alternativas. É eminentemente jurídica.

FONTE: Medicina Legal, Wilson Palermo.

Gabarito: C

Até hoje não existe uma definição precisa do conceito de Medicina Legal. Isso se deve ao fato da disciplina abranger muitas áreas e por guardar relação de proximidade com as ciências jurídicas e sociais. Entretanto, vários doutrinadores tentam conceituar a matéria. Vejamos alguns conceitos que se destacam:

De acordo com Ambroise Paré a medicina legal é “a arte de produzir relatórios na justiça”. (Conceito Utilizado na prova).

Para Nerio Rojas é a “aplicação dos conhecimentos médicos aos problemas judiciais que podem ser por eles esclarecidos”.

Já para Afrânio Peixoto é a “aplicação de conhecimentos científicos e misteres da Justiça".

Lacassagne conceituou medicina legal como sendo a “arte de pôr os conceitos médicos a serviço da administração da Justiça”.

Ainda, Flamínio Fávero entende que é "a aplicação dos conhecimentos médico-biológicos na elaboração e execução das leis que deles carecem".

Pra Tanner Abreu é "aplicação dos conhecimentos médicos a serviço da Justiça e à elaboração das leis correlatas".

Hélio Gomes entende que é "o conjunto de conhecimentos médicos e paramédicos destinados a servir ao Direito, cooperando na elaboração, auxiliando na interpretação e colaborando na execução dos dispositivos legais, no seu campo de ação de medicina aplicada".

Em todos esses conceitos podemos notar que se fala em uso dos conhecimentos médicos-biológicos, em ciência, em auxílio à Justiça ou aplicação ao Direito.

Então podemos conceituar a Medicina Legal como sendo a ciência extrajurídica auxiliar pautada em um conjunto de conhecimentos médicos, paramédicos e biológicos destinados a auxiliar na defesa dos direitos e dos interesses dos homens e da sociedade.

Fonte: Estratégia Carreira Jurídica

MEDICINA LEGAL – E SEUS CONCEITOS

Enquanto área de estudo e aplicação de conhecimentos científicos, a Medicina Legal está alicerçada em um conjunto de conhecimentos destinados a defender os direitos e os interesses dos homens e da sociedade.

Destarte, é um conhecimento médico e paramédico que, no âmbito do direito, concorre para a elaboração, interpretação e execução de leis existentes. Nesse sentido, por meio de pesquisa científica realiza seu aperfeiçoamento, estando a medicina a serviço das ciências jurídicas e sociais.

Dessa forma, servirá para a contribuição da medicina, da tecnologia e de outras ciências, às questões do Direito na elaboração das leis, da administração judiciária e na consolidação da doutrina.

Fonte: meus resumos

Para Ambroise Paré, Medicina Legal é “a arte de fazer relatórios em juízo”. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo