Situação-Problema: Um paciente adulto com Classe II esquelé...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B
Tema Central da Questão: A questão aborda o planejamento ortodôntico pré-cirúrgico em pacientes adultos com Classe II esquelética e retrognatia mandibular, focando especificamente na técnica de descompensação dentária que garante estabilidade oclusal após a cirurgia ortognática.
Resumo Teórico: Ao tratar pacientes com Classe II esquelética, especialmente com retrognatia mandibular, a cirurgia ortognática é frequentemente necessária para corrigir as discrepâncias esqueléticas. Antes da cirurgia, o ortodontista realiza a descompensação dentária para alinhar os dentes de acordo com a nova relação esquelética que será estabelecida. A descompensação envolve mover os dentes para suas posições ideais, corrigindo quaisquer compensações anteriores que se adaptavam ao desequilíbrio esquelético. (Proffit, W. R., Fields, H. W., & Sarver, D. M. (2013). Contemporary Orthodontics.)
Justificativa da Alternativa Correta: A opção B propõe o uso de mini-implantes como ancoragem para a retrusão dentária na arcada superior. Esta técnica é essencial para corrigir as discrepâncias dentoalveolares, proporcionando uma base estável para o movimento dentário e ajudando na descompensação necessária antes da cirurgia ortognática. Os mini-implantes fornecem ancoragem eficaz, permitindo movimentos precisos dos dentes sem afetar outras estruturas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A: Aplicação de elásticos intermaxilares em formato Classe III pode ser útil no pós-operatório, mas não se destina a descompensação pré-cirúrgica. O foco aqui é a fase anterior à cirurgia, portanto, este não é o foco da questão.
C: A extração de pré-molares inferiores não é indicada para criar espaço para alinhamento em casos de retrognatia mandibular, pois isso poderia piorar a situação de Classe II ao reduzir o comprimento do arco inferior.
D: Um setup ortodôntico virtual é uma ferramenta de planejamento útil, mas não é uma técnica de descompensação. Ele serve para simular alterações, mas não realiza modificações clínicas diretas.
E: Aparelhos funcionais são mais indicados para pacientes em crescimento e não para descompensação dentária pré-cirúrgica em adultos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo