Quanto a sua origem, o processo de eutrofização pode ser c...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E
A alternativa E está incorreta. Ela afirma que o uso de sulfato de cobre (CuSO4) para matar algas em um lago eutrofizado é eficiente e vantajoso, e que os sais de cobre não são perigosos para a biota aquática. Isso não é verdade. O uso de sulfato de cobre pode ser eficaz para matar algas, mas essa substância é tóxica para muitos organismos aquáticos, incluindo peixes e invertebrados. Portanto, seu uso pode trazer mais prejuízos do que benefícios ao ecossistema aquático.
Agora, vamos analisar as demais alternativas para entender por que estão corretas:
A - O processo de eutrofização artificial caracteriza-se pelo aumento significativo de nutrientes, principalmente nitratos e fosfatos na água, em decorrência da intervenção negativa do homem.
Essa afirmação está correta. A eutrofização artificial é causada pelo aporte excessivo de nutrientes provenientes de atividades humanas, como o uso de fertilizantes agrícolas, despejo de esgotos e resíduos industriais, todos ricos em nitratos e fosfatos.
B - Um dos efeitos negativos da eutrofização é a anoxia, que causa a morte de peixes e de invertebrados e também resulta na liberação de gases tóxicos com odores desagradáveis.
Essa alternativa também está correta. A anoxia é a falta de oxigênio na água, resultante da decomposição de grandes quantidades de matéria orgânica pelas bactérias. Isso leva à morte de organismos aquáticos e à liberação de gases como metano e sulfeto de hidrogênio, que são tóxicos e têm cheiro desagradável.
C - Em função da falta de saneamento básico em diversos locais, muitos corpos d'água são o destino final de esgotos domésticos, fazendo com que haja um aporte considerável de nutrientes para a água e consequente tendência à eutrofização.
Correta novamente. A falta de saneamento básico resulta no despejo de esgotos domésticos diretamente nos corpos d'água, que contêm altos níveis de nutrientes e promovem a eutrofização.
D - Alguns tipos de algas que crescem em lagos e reservatórios muito enriquecidos com nutrientes liberam na água toxinas que são venenosas, mesmo em concentrações muito baixas. Algumas dessas toxinas podem levar à morte de gado, outros animais e mesmo seres humanos quando ingeridas por meio da água contaminada.
Essa afirmativa está correta. Certos tipos de algas, como as cianobactérias, proliferam em ambientes eutrofizados e podem produzir toxinas perigosas, que afetam a saúde de animais e seres humanos.
Espero que essa explicação tenha esclarecido a questão para você. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém poderia identificar onde está o erro na Letra C?¿
O gabarito foi alterado, a resposta certa é letra "E".
Não há erro na letra c. É para indicar a opção errada que é a letra e.
O sulfato de cobre é utilizado como herbicida, um método químico de correção do ambiente eutrofizado, não é recomendado por sua alto toxidade. É bom lebrar que tudo depende da concentração, mas de maneira generalista a poluição por sulfato de cobre apresenta um problema grave devido a sua alta toxicidade e a capacidade de bioacumulação ( o metal vai sendo transferido ao longo das interações alimentares). Nesses casos, a medidas preventivas (controle da fonte de poluição) são sempre as prioritárias. Já as corretivas, depois de constatado a eutrofização, pode ser: químicas, mecânicas ou os métodos bilógicos ( introdução de herbívoros, Fitorremediação). Este último método, apesar de ser mais demorado, é o mais indicado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo