“Ela é imaginada porque mesmo os membros da mais minúscula ...
ANDERSON, Benedict R. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 32.
O excerto acima, da obra Comunidades imaginadas, de Benedict Anderson, traz à tona a relevância do processo de formação dos nacionalismos dos Estados. Sobre este processo, assinale a alternativa incorreta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Atenção redobrada na questão pois a alternativa que a responde é a que aponta a afirmativa incorreta. Ou seja, demanda-se uma raciocínio inverso do que é comum em questões de múltipla escolha.
A formação de nações e a construção de nacionalismos é um processo que pode ser longo e, não é linear ou simples. Muitas vezes o que é formalmente entendido como uma “nação” não o é para a comunidade . Os fatores que informam tal processo histórico são múltiplos, sendo que , às vezes, incompreensíveis para aqueles que estão fora da comunidade.
Uma das obras principais acerca do tema é Nações e Nacionalismo desde 1780, de Eric Hobsbawm. Há também que prestar atenção à obrav de onde foi retirado o extrato colocado na entrada da questão: Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo, de Benedict Anderson.
A) INCORRETA- Na Idade Média, particularmente, a coesão de comunidades no ocidente podia ser construída acima dos locais de nascimento e da cultura partilhada. Existia algo entendido como “ cristandade”. Ou seja, a base de construção de algum tipo de nação era a religião partilhada, e a possibilidade da autoridade papal acima das autoridades civis, fossem políticas ou militares. A formação de Estados e a construção de países com fronteiras definidas, desde o final da Idade Média, em muito diminuíram a existência de um conceito de nação vinculado à identidade religiosa, ao menos no mundo ocidental
B) INCORRETA- O latim foi difundido a partir da construção do Império Romano. E, quando da queda do Império do Ocidente, no século V, sobreviveu por conta de ser língua franca entre os europeus , ser a língua dos intelectuais e da Igreja. A Igreja Católica, cuja esfera de ação alcançava povos , etnias e culturas diversas, foi fundamental para manter o latim vivo como língua sagrada.
C) INCORRETA- A construção de Estados na Europa Ocidental, a partir mais ou menos do século XIV, permitiu o crescimento das línguas vernáculas como uma das formas de identidade entre a comunidade daquele novo Estado, sendo importante no processo de construção da ideia de “ nação” .
D) CORRETA – Os elementos citados, que são conceitos marxistas de análise das sociedades ao longo do tempo, fazem parte intrínseca da construção da ideia de nação, a partir de uma análise marxista da História.
RESPOSTA: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra "D", erro em dizer q nao faz parte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo