“A religião católica, controladora do tempo e do espaço, di...
ASSUNÇÃO, Paulo de. A terra dos Brasis: a natureza da América portuguesa vista pelos primeiros jesuítas (1549-1596). São Paulo: Annablume, 2000, p. 142.
Sobre a ação dos jesuítas no processo de colonização do Brasil, assinale a alternativa incorreta.
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A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas" significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças". Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro" e “ incivilizado".
RESPOSTA: D
A resposta à essa questão demanda atenção especial na medida em que é pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA, o que é distinto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas” significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças”. Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro” e “ incivilizado”.
RESPOSTA: D
A resposta à essa questão demanda atenção especial na medida em que é pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA, o que é distinto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas” significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças”. Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro” e “ incivilizado”.
RESPOSTA: D
A resposta à essa questão demanda atenção especial na medida em que é pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA, o que é distinto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas” significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças”. Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro” e “ incivilizado”.
RESPOSTA: D
A resposta à essa questão demanda atenção especial na medida em que é pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA, o que é distinto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas” significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças”. Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro” e “ incivilizado”.
RESPOSTA: D
A resposta à essa questão demanda atenção especial na medida em que é pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA, o que é distinto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas” significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças”. Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro” e “ incivilizado”.
RESPOSTA: D
A resposta à essa questão demanda atenção especial na medida em que é pedido que seja assinalada a alternativa que apresenta a afirmativa INCORRETA, o que é distinto do que normalmente se pede em questões de múltipla escolha.
A) INCORRETA- Embora a afirmativa esteja correta é preciso destacar que “ estar contra os indígenas” significa estar contra seu modo de vida e não contra os indivíduos em si pois eram considerados “ puros como crianças”. Suas almas mereciam, portanto, a salvação através da adoção da verdadeira fé.
B) INCORRETA- O comportamento ditado pela Igreja Católica era o considerado digno e correto. A desobediência merecia contrição, confissão e punição. Ao clero e às autoridades ligadas à coroa cabia a punição.
C) INCORRETA- O mundo natural era entendido como dado, ordenado e controlado por Deus. Cabia aos bons cristãos o respeito às regras do mundo natural de Deus.
D) CORRETA – Esta é a ideia de História incorreta, por isso responde a questão proposta. O cristianismo foi imposto aos povos de origem na América e a ação das ordens religiosas intervinha diretamente em seu modus vivendi, que era considerado “ bárbaro” e “ incivilizado”.
RESPOSTA: D
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Comentários
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Gab D. Impondo-lhes apenas limites pontuais.
Quanto a letra A, difícil aceitar que os jesuítas entendiam sua obra como uma luta CONTRA o indígena. Pelo contrário, por meio da catequização eles acreditavam estar salvando-os, ajudando-os.
Letra A) Pode-se inferir que o pensamento jesuítico entendia sua obra como uma luta contra o indígena, contra o mundo natural, em prol de Deus.
A resposta deveria ser a letra A, pois ela afirma que no pensamento jesuítico sua obra era contra o indígena, mas na verdade, os jesuítas entendiam sua obra como a favor dos indígenas; selvagens, negros da terra, bárbaros, homens sem lei, nem fé e nem rei que precisavam da conversão.
Se a banca apontou como gabarito a letra D, o erro foi do elaborador, pois a que mais faz sentido ao enunciado é realmente a letra A.
Por fim, analisando a letra D, eu colocaria como certa, "O modelo europeu de cristandade pouco intervinha no ritmo de vida das tribos, impondo-lhes apenas limites pontuais". O indígena pouco se importava com os dogmas católicos, com as regras do catolicismo, ao olhar deles e de seus catequizadores jesuítas, a obediência estava na base de tudo e assistir a missa, comungar, rezar o pai nosso, já era suficiente para o cristão americano. Então na minha visão, não havia muita intervenção na vida tribal, pois o que se desejava era que o indígena confessava a Deus como seu Senhor e Salvador.
Outras visões são bem vindas.
O tipo de questão em que errar é um bom sinal. Totalmente sem sentido.
O problema da alternativa A está em " ... o pensamento jesuítico entendia sua obra como uma luta contra o indígena...". A filosofia Jesuítica acreditava estar ajudando os indígenas a saírem de uma condição de ingenuidade, para se tornarem cristãos, condição considerada 'ideal' para garantir a salvação da alma. Mas a letra D está totalmente incorreta. O modelo de conversão jesuíta aglutinava diferentes povos em um mesmo espaço. Tentava invisibilizar características étnicas. Transformava celebrações xamânicas com a inserção da figura do "diabo", entre outros.
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