A Guerra dos Marimbondos, ou Ronco da Abelha, foi um levant...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185301 História
A Guerra dos Marimbondos, ou Ronco da Abelha, foi um levante de camponeses de diversas províncias do Nordeste do Brasil contrários à promulgação, em 1851, do Regulamento do Registro dos Nascimentos e Óbitos no Império e da Lei do Censo. Sobre o levante, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existia um receio de que com a proibição do tráfico escravo no Atlântico, a obrigatoriedade do Registro teria o objetivo de destinar os livres e pobres trabalhadores do campo ao escravismo.
( ) O termo “marimbondo” foi utilizado para se referir ao barulho produzido pelos revoltosos durante os protestos, nos quais chegavam em grandes grupos e rasgavam editais afixados nas igrejas matrizes das vilas rurais que anunciavam as novas medidas.
( ) Até 1851 era responsabilidade do Estado a contagem de indivíduos, sendo posteriormente responsabilidade da igreja católica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Guerra dos Marimbondos, bem pouco conhecida, aconteceu durante o Segundo Reinado, entre dezembro de 1851 e fevereiro de 1852. O nome da revolta (Marimbondos ou Abelhas) foi dado em função do barulho que faziam os revoltosos ao entrarem nas vilas e povoados, rasgando o decreto do Império que seria base para o primeiro recenseamento da população brasileira. Foi promulgado, em junho de 1851, o Regulamento do Registro dos Nascimentos e Óbitos no Império. A proposta era de contagem da população do país. A revolta estourou por conta de boatos de que, por escassez de mão de obra, o registro levaria recém libertos e pobres à escravização. Ela aconteceu em vários estados do Nordeste, nos quais proprietários plantadores de algodão e açúcar, para fazer face à diminuição das exportações, vendiam seus escravos para a área cafeicultora no Sudeste, trazendo então escassez de escravos no NE.

A revolta espalhou-se principalmente pelo Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. Pode-se dizer que foi um sucesso pois o decreto foi revogado, só havendo censo vinte anos depois

 

Na medida em que a Revolta não é muito estudada, as fontes são poucas e essencialmente digitais mas são suficientes para a análise da questão .

 

VERDADEIRA- Este foi o boato que se espalhou entre a população pobre – livres e libertos – na medida em que o final do trafico negreiro em 1850 havia levado os proprietários do NE a venderem seus escravos para o sudeste plantador de café, que estava em expansão , trazendo escassez de mão de obra cativa no NE paralela à crescente demanda do Sudeste.

 

VERDADEIRA- O nome da revolta adveio, de fato, do barulho causado pelos revoltosos ao entrar nas vilas e , ao rasgar os papeis afixados nas igrejas .

 

FALSA- A contagem de população , desde o período colonial, era feita pela Igreja católica , através dos registros de batizados e de  extrema-unção, hoje conhecida como unção dos enfermos. Até o final do período monárquico não existia registro civil da população, e tal não era entendido como obrigação do Estado

 

ALTERNATIVA CORRETA

 

A)      CORRETA- A alternativa aponta as duas primeiras afirmativas como verdadeiras e a terceira como falsa.

B)     INCORRETA

C)     INCORRETA

D)     INCORRETA

 

RESPOSTA: A

 

 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A

A revolta do ronco da Abelha ou Revolta dos Marimbondos foi um movimento popular que lutou contra o governo imperial por causa de medidas políticas que não agradavam a população. Essa revolta ficou assim chamada pelos sons semelhantes ao de uma abelha que os revoltos faziam, e aconteceu em diversas províncias do território brasileiro a partir de 1851.

O principal motivo dessa revolta foi a resistência popular na aceitação de ideias modernizantes elaboradas por D. Pedro II. Dentre essas ideias estava a realização de um controle demográfico no país, onde um cadastramento em relação ao número de nascimentos e mortes dos cidadãos seria realizado pelo império. Contudo, essa medida era vista pelo imaginário popular como uma alternativa do império para escravizar as pessoas pobres da região e, por isso, elas se revoltaram.

PMPBBBBBB SERTÃO

Errei por causa do último...pmba!

questãozinha pronta pra cair no CNU, mas tô atento e acertei a questão.

Rumo à vitória.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo