Sobre as características que descrevem o Brasil Colônia com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185306 História
Sobre as características que descrevem o Brasil Colônia como uma formação econômico-social, analise as afirmativas abaixo.
I. A camada de latifundiários predominava a partir de interesses vinculados a grupos mercantis europeus, como traficantes de escravos africanos.
II. A estrutura política era entrelaçada pelos interesses dos senhores rurais a partir de uma administração local que exercia pelas câmaras dos homens bons do povo, os proprietários.
III. O exercício da cidadania era limitado duplamente, tanto pelo Estado absolutista como pelo esquema interno de forças.
IV. A cultura letrada era descentralizada.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O estudo da estrutura e das diferentes conjunturas que marcaram os trezentos anos de dominação portuguesa, ou seja, o que é conhecido como período colonial tem sido bastante completo de forma que sabemos mais e mais acerca da época. O maior esforço aconteceu durante o regime militar, na busca de explicações para o que acontecia no país.

Há historiadores  especialistas em História do Brasil  e, aqueles que se dedicam , ou dedicaram , ao estudo de épocas específicas como tempos coloniais , monárquico ou republicano. Ilmar Rohloff de Mattos, por exemplo, trabalhou o conceito de “moeda colonial" mostrando a colonização tem sempre dois lados que se completam, ao invés de serem concorrentes ou apenas de exploração da colônia pela metrópole.

As obras de Nelson Werneck Sodré Formação Histórica do Brasil (1962) e de Alberto Passos Guimarães Quatro Séculos de Latifúndio (1963) são clássicas. O trabalho de João Fragoso e Manolo Florentino O Arcaísmo como Projeto: mercado atlântico, sociedade agrária e elite mercantil em uma sociedade colonial tardiaRio de Janeiro, c. 1790 – c. 1840, publicado em 2001 em muito acrescenta a publicações anteriores.

 

As afirmativas referrem-se ao Brasil Colonial

I-                 VERDADEIRA- A estrutura econômica e social latifundiária atendia aos interesses não só dos proprietários de terra na colônia como também às necessidades da classe mercantil portuguesa, que lucrava com o monopólio do comércio nas regiões produtivas do Brasil

 

II-                VERDADEIRA -Embora a liderança política e a administração fossem função dos portugueses no Brasil, a distância de Portugal e a vastidão do território colonial permitiu uma autonomia política de fato dos grandes proprietários , que controlavam as terras, a escravaria e a produção.

 

III-              VERDADEIRA- É possível questionar o uso do conceito “cidadania" aplicado aos atores políticos das áreas coloniais mas , é fato que a estrutura interna da colônia e o Estado absolutista português restringiam a ação política a um grupo limitado de homens proprietários de escravos e terras.

 

IV-              FALSA- A produção cultural da colônia Brasil era limitada e restrita a determinadas áreas e não descentralizada.

 

ALTERNATIVA CORRETA:

A)     INCORRETA

B)     INCORRETA

C)     CORRETA

D)     INCORRETA

RESPOSTA: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra C

I. A camada de latifundiários predominava a partir de interesses vinculados a grupos mercantis europeus, como traficantes de escravos africanos.

II. A estrutura política era entrelaçada pelos interesses dos senhores rurais a partir de uma administração local que exercia pelas câmaras dos homens bons do povo, os proprietários.

III. O exercício da cidadania era limitado duplamente, tanto pelo Estado absolutista como pelo

GAB: C ✅

O ensino era centralizado e restrito à elite.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo