Para preencher corretamente a lacuna, o verbo indicado entr...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
A) Em geral não se desconfia das razões que levam à escolha de uma profissão, na época do vestibular.
- O verbo "desconfiar" é transitivo indireto e possui um pronome oblíquo átono acompanhando-o — estrutura clássica de um sujeito indeterminado. Ora, para se estabelecer um sujeito indeterminado com essa "se" indeterminador, o verbo precisa ser escrito no singular.
B) É preciso que não se ouçam, na escolha de uma profissão, quaisquer outras vozes que não sejam as da real vocação.
- O verbo "ouvir" possui, dessa vez, um pronome apassivador junto dele. Sendo assim, o verbo precisa concordar com o seu sujeito paciente "quaisquer outros vozes que não sejam as da real vocação". Verbo precisa há de ser pluralizado.
C) Quando o que indicar nossos caminhos são os apelos da voz interior, a escolha profissional não é aleatória.
- "Indicar" tem como sujeito o pronome relativo "que" anteposto a ele. Quando a forma anafórica "que" se faz sujeito de uma forma verbal, o verbo concordará com o termo ao qual o pronome faz referência. Esse pronome retoma outro pronome — "o" é um pronome demonstrativo, equivalente a "aquele".
D) Pode haver muitas razões para que se escolha uma profissão, mas nenhuma delas é mais forte que a da voz interior.
- O verbo "poder" se faz auxiliar de uma locução verbal, contudo, o verbo principal dessa locução é impessoal, a forma "haver". "Poder" também será impessoalizado, isto é, terceira pessoa do singular,
E) Muitas pessoas, achando que não lhes basta ouvir os apelos da vocação, valorizam as vantagens pecuniárias de uma profissão.
- Aqui, "basta" tem como sujeito uma oração, um sujeito oracional. Todo o segmento "ouvir os apelos da vocação" é sujeito de tal forma verbal. Com sujeitos oracionais, a concordância é singularizada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo